Synaptic remove programas que não deve ao fazer upgrade

Olá a todos,

Por que o synaptic praticamente depena o sistema (admito que nem
sempre acontece) ao fazer uma atualização total?
No meu caso ele quis remover o gnome inteiro, gdm, vim, e vários
outros programas "inocentes" que eu não entendo o motivo para tal.
Não sei se é erro meu ou se ele se perde de alguma forma nas
dependências, se for por erro meu, que precauções devo tomar para que
isso não aconteça?

Obrigado.

OBS.: Acredito que perguntas similares já devem ter sido feitas na
lista, e se for o caso, uma resposta com STFW será o bastante para
mim. :)

--
Ricardo Ayres Severo
www.rasevero.net