Re: Synaptic remove programas que não deve ao fazer upgrade

On 11/8/05, Ricardo Ayres Severo wrote:

> Por que o synaptic praticamente depena o sistema (admito que nem
> sempre acontece) ao fazer uma atualização total?
> No meu caso ele quis remover o gnome inteiro, gdm, vim, e vários
> outros programas "inocentes" que eu não entendo o motivo para tal.
> Não sei se é erro meu ou se ele se perde de alguma forma nas
> dependências, se for por erro meu, que precauções devo tomar para que
> isso não aconteça?

Gerenciar dependencias não é tarefa fácil. Eu acho que o synaptic (e o
apt-get e aptitude) se perdem um pouco de vez em quando. Mas faltou
uma informação importante: qual Debian você usa (stable, testing,
unstable). Acho que no stable isso não deveria acontecer.

Tenho a impressão que quando uma atualização exige remover um pacote e
depois instalar outro equivalente (tipo trocar o aspell-bin por
aspell) os gerenciadores de pacotes se perdem um pouco. Para evitar
isso, mande o synaptic marcar as alterações necessárias e depois faça
ajustes manuais (trocando apagar por atualizar, por exemplo) nos
pacotes problemáticos. Claro que isso fica muito mais fácil quando são
poucos pacotes então evite também atualizar muitos pacotes de uma vez.

> OBS.: Acredito que perguntas similares já devem ter sido feitas na
> lista, e se for o caso, uma resposta com STFW será o bastante para
> mim. :)

Com o synaptic até que não, mas com o aptitude... A estratégia que
estou recomendamento aqui é semelhante à recomendada para o aptitude,
então STFW sem esperar que alguém mande. :)

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/