Banco de dados Oracle em Debian

Ola a todos.

Atualmente a minha empresa utiliza um sistema de gestão baseado em banco de dados Firebird. Estamos migrando de sistema e este novo sistema de gestão requer banco de dados Oracle (não sei qual versão ainda, mas deve ser a mais recente, 10g). Não tenho experiência nenhuma com banco de dados, então fiz algumas pesquisas, e descobri que a Oracle não suporta o Debian (http://www.oracle.com/technology/tech/linux/install/index.html). Pesquisei sobre a possibilidade instalar mesmo assim, e em vários locais onde encontrei informações, eu vi que a coisa não é muito fácil e nem muito "limpa" (na realidade parece que eu vou precisar fazer o Debian parecer um Redhat http://www.togaware.com/linux/survivor/Preliminary.shtml). O consultor que vai instalar esse novo sistema aqui, esta querendo que eu troque meu Debian pelo Redhat, nunca trabalhei com Redhat, e adoro o Debian, portanto, não me agrada muito essa idéia de trocar de distribuição. Por outro lado acredito que se a instalação do Oracle no Debian for muita "gambiarra", isso poderá me trazer problemas futuros, inclusive até se tornar uma justificava de algum problema que possa vir a ocorrer no sistema. Ainda não tenho a instalação do Oracle para testar alguma coisa, e como não entendo de banco de dados, eu não tenho parâmetros para testar se o banco vai funcionar com ótimo desempenho. Se alguém por aqui já trabalhou com Oracle no Debian e puder me relatar como foi experiência de instalação, utilização, e manutenção do sistema, seria de enorme ajuda.

Obrigado

Daniel Mazzer