Re: Como instalar a interface gráfica no debian

On 10/20/05, hamacker wrote:
> Oi bruno, usar o dvd-rw+tools eu saberia faze-lo sem o menor problema.
> O que acontece é que o operador de backup do servidor é que não sabe
> faze-lo, por mais bem explicado que seja.
> Quero uma interface grafica só para rodar o bendito do software de
> gravação. Acho que vou de WindowMaker e o XCDRoast, a menos que voce
> conheça uma opção melhor.

Realmente, acho que não tem nada mais leve que WindowMaker + XCDRoast,
mas ainda recomendo repensar seus objetivos.

Gravar CD exige um "esforço" grande do computador para suprir dados na
velocidade correta, o que faz com que os outros processos tenham que
ficar esperando E/S da gravação de CD. Num servidor, E/S é geralmente
o gargalo de tudo e por isso gravar CD num servidor é ruim. Além disso
a gravação de CD oferece pouco espaço disponível para backup e é mais
sujeita a erros do que outras formas comuns de backup.

Algumas sugestões são:
1) arrume uma maquina bem velha e use como "servidor de backup" os
servidores poderiam montar um diretório nessa máquina por NFS e gravar
um tar.gz nela. Assim, geralmente o E/S do backup deve oferecer menos
competição com as outras coisas. A desvantagem é um maior uso da rede.
2) Compre um HD extra ou um HD USB ou uma gaveta de HD e faça backup
nele. A desvantagem é ter que fazer um investimento inicial e ter que
manter o backup no mesmo local (mesma sala) do servidor.

Por fim, não dá prá abrir mão desse "operador de backup"? Backups
ficam muito mais bem feitos quando não tem uma pessoa (especialmente
uma que não consegue usar linha de comando) cuidando deles. :) Na pior
das hipóteses, você pode fazer um script mais ou menos assim: quando o
caro faz login, o script já executa automaticamente perguntando se ele
quer fazer o backup, ai o script faz o backup com dvd-rw+tools pedindo
apenas para o operador trocar a mídia quando necessário; no fim já faz
logout pro cara.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/