Resolvido: erro de configuração após atualização

Renato,

Uso Linux há cerca de um mês em um computador desktop, não é um servidor.

Segui sua sugestão e li o arquivo login.defs. Vi que os tópicos que citei não
eram obrigatórios e apenas comentei (#) suas entradas. As mensagens de erro não
apareceram mais. Os programas, como o Synaptic, que estavam com problemas
voltaram a funcionar normalmente. Perfeito, muito obrigado.

Esta lista tem sido muito importante para minha entrada no mundo Linux. Meu
computador no trabalho é o único da instituição que posui o Linux instalado e
não tenho contato pessoal com outro usuário do sistema. Sem esta lista eu
estaria literalmente perdido. Espero que logo eu também começe a postar
soluções, e não apenas dúvidas.

Um abraço a todos,

Antônio Olinto