Re: fontes true type do windows no linux

Em Qui 13 Out 2005 09:55, Marcio de Araujo Benedito escreveu:
> 1) Você não pode usar partes do windows, incluindo as fontes, fora dele.
> Quando da migração em BH fizemos uma consulta formal, seguindo padrões
> internacionais, a M$ sobre isso e a resposta foi clara: NÃO PODE. Copiar
> as fontes ou simplesmente montar o diretório no caso do dual-boot é
> proibido e classificado como uso indevido da licença.

Sim, essa é a posição da microsoft. Desse modo, não é possível, por exemplo,
usar os dlls do seu windows para rodar o wine. Mas há muita discussão sobre
se essa posição da microsoft é sustentável juridicamente. Já vi algo sobre
isso nos estados unidos, e não sei se já há algum caso julgado - aqui ou lá -
para confirmar ou não a pretensão da microsoft de determinar exatamente o que
o usuário pode ou não pode fazer com o programa que ele comprou.
Particularmente tendo a considerar - e suponho que todos os que defendem o
linux concordem comigo - que este tipo de cláusula fere os direitos básicos
do consumidor. Na verdade, tendo em vista a nossa constituição, acho que a
própria forma de licenciamento de programas vai contra uma das nossas
cláusulas pétreas: "a propriedade cumprirá sua função social" ou algo
parecido com isso, cito de cabeça.

[]s,

tiago.