Re: swap é mesmo necessário?

No dia 10/10/2005 às 19:02,
Datacom - Tavares <tavares@datacom-telematica.com.br> escreveu:

> Tenho uma maquina P4 HT em casa com basicamente winXP (nao sou eu quem
> uso) e percebi q quando um processo trava em loop, o processador
> realmente esquenta.. Isso me assustou pois chegou a disparar os
> alarmes..

Infelizmente não tenho um P4 HT para testar :(
mas li na definição da wikipedia[1] algumas coisas sobre o que vem sendo
discutido aqui:

"Except for its performance implications, this innovation is transparent
to operating systems and programs. All that is required to take
advantage of Hyper-Threading is symmetric multiprocessing (SMP) support
in the operating system, as the logical processors appear as standard
separate processors."

Então, pelo visto sem kernel SMP nada feito, o HT nem é usado.

E sobre o calor, vejam que interessante:

"Hyper-Threading consumes about the same amount of power as an
additional processor core, even though adding the technology only offers
a fraction of the performance increase compared to adding another core
to a processor. Thus, Intel has decided to relegate Hyper-Threading to a
feature used to separate top of the line enthusiast processors from
mainstream processors. This is demonstrated in the difference between
the mainstream Pentium D which does not support Hyper-Threading and the
top of the line Pentium Extreme Edition which does support
Hyper-Threading."

Veja o detalhe sobre o consumo de energia. Logo, talvez seja normal que
aqueça mais mesmo.

Talvez não aqueça no Windows (alguém comentou isso, não?) porque não usa
o recurso de HT do processador. Windows XP é capaz de lidar com SMP?

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Hyperthreading
> Pq o 2.4 smp nao pode ser usado com HyperThreading?

Imagino que possa. Pelo que está escrito na wikipedia basta ter suporte
a SMP e usará o recurso HT do processador.

" this innovation is transparent to operating systems and programs"

Estranho que essa thread me forçou a ler sobre HT e eu tinha outra idéia
do assunto. Imaginava que não haveria suporte no 2.4 porque acho que HT
nem existia quando ele virou estável. (2002?)

um abraço

Leandro

--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - http://androle.pro.br
 //\

Tudo vale a pena quando a alma não é pequena

--Fernando Pessoa