Re: swap é mesmo necessário?

On Fri, Oct 07, 2005 at 01:33:40PM -0300, Francisco Welington de Sousa Lima wrote:
> Meu Problema surgiu quando coloquei mais 1Gb de memória no PC, que já
> tinha 1GB sem swap, daí meu kernel não reconheceu a memória adicionada,
> então me sugeriram instalar um kernel imagem que reconhecesse a memória
> adicional e assim o fiz, só quando coloco dois processos para rodar ao
> mesmo tempo, o comando top mostra os 2Gb de memória e para cada processo
> em execusão ele coloca 98% e 99% para o outro, aí fiquei supreso pois só
> uma CPU e não duas e dpois de umas 12 horas executando os programas eu
> comecei a ouvir um leve bip de mais ou um segundo de intervalo, então de
> [...]
Será que só eu notei isso:

Não acompanhei seu problema muito de perto, Francisco Wellington, mas me parece
que você instalou um kernel smp (para multiprocessamento) o que você não deveria
fazer a não ser que tenha uma máquina com dois ou mais processadores. E, pelo
que notei, o que você fez foi adicionar mais RAM, ficando com mais de 1GB de
RAM. O parâmetro a se ativar no kernel para suporte a grandes quantidades de RAM
é outro. Não sei ao certo se existe um pacote compilado especialmente para este
fim nos repositórios, talvez você precise de compilar o seu próprio kernel. O
fato de você estar usando um kenel para multiprocessamento simétrico com apenas
um processador pode explicar os problemas que vêm enfrentendo com o top e
superaquecimento. Verifique isto, por favor.

Se necessitar compilar o kernel, recomendo a leitura do capítulo correspondente
no prático e faça do jeito Debian(Debian way). Se entendi mal a sua situação,
então desconsidere esta mensagem.
--

  The perfume of tagara and sandalwood is of little enough power, while
  the supreme fragrance, that of the virtuous, reaches even up to the