Re: swap é mesmo necessário?

On Fri, 7 Oct 2005, Eduardo Costa Lisboa wrote:

A existência de uma memória de swap é esperada pelo kernel. Caso você
não utilize swap, seu sistema ficará extremamente lento quando o
sistema se aproximar do uso máximo da memória (usado + cache).

E ficará lento se usar a swap pois hd é muito mais lento que RAM.. Se o sistema se aproximar do máximo de usado mais cache, é liberado o cache. Se lotar RAM+swap, o kernel começa a matar os processos. Este é o sinal que você precisa de mais swap.

Aproveitando, não é preciso reinstalar nada para usar swap (ou mais swap). O swap pode residir em um arquivo, não precisa ser partição (apesar de ser mais recomendável).

Entretanto, ao utilizar swap (mesmo que um tamanho pequeno), o kernel
não se "desespera" tanto tentando liberar o máximo de recursos
possíveis.

Isto é controlável na série 2.6. Eu sempre seto o vm/swappiness para 10 nas instalações de desktops

E, dependendo da quantidade de RAM que você tiver, pode utilizar até
mesmo um ramdisk e fazer swap usando a própria memória RAM.

Trocou 6 por meia dúzia: se tem RAM sobrando não vai usar swap nunca...

O uso de swap depende do perfil de usuário, assim como é lenda antiga, desde o tempo do SunOS, que o swap deve ser o dobro de memória RAM...

--
                    Linux User #50500    `-
Prof.Adjunto - Instituto de Física ---Debian- Universidade Federal Fluminense Alpha/i386