Re: [OT] Re: Pra quem não tem arma, não gosta de arma, não quer ter arma... pense bem! (mini spam de resposta)

Em Sun, 9 Oct 2005 00:23:14 -0300 Paulo Marcondes
<paulomarcondes@gmail.com> disse que:

http://www.denisefrossard.com.br/publicacoes/artigos/artigos_detalhe.asp?id=65

> Não é. Concordo, mas já que começamos e está dando audiência, vamos
lá.

Não, não está dando audiência. O lugar dele não é aqui.

> Leia o artigo que o Igor mandou, são seis meses de coleta de dados,
> não seis dias.
> Ah, e esse aqui é bom pra mostrar os reais motivos da queda dos

> índices de criminalidade em São Paulo.
> http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=4069, é o quarto
parágrafo.

Outra coisa: o sujeito pode ser tudo, menos estatístico. Não tem nada de
estatístico no que ele fez. Isso chama-se "levantamento". Não tem o
menor peso quando se trata de representatividade. Amostragem NÃO é
procurar números em notícias. Aquilo _não_ é representativo para o país
e, na minha modesta opinião, eu usaria o termo "viciado" para a amostra
ou, sendo mais contido, "viesado".

Quanto à segunda análise, ele me perdeu no primeiro ponto. Sim, não se
pode calcular correlação com apenas um ponto. Mas séries temporais podem
SIM ter um ponto desajustado e seu motivo pode ser conjecturado. Outra
coisa, pode-se sim dizer que um ponto não pertence à uma série
histórica, pois a estatística (séries temporais) pode prever, com
intervalos de confiança, a possibilidade de um dado ocorrer dentro de
uma faixa de valores.

Uma análise de séries temporais séria leva, obviamente, em consideração
sazonalidade, de/crescimento vegetativo e outras coisas afins. Esse cara
está escrevendo em meios paralelos não por ser "perseguido" pela mídia e
sim por que não tem credibilidade pelo que diz e nenhum meio sério
publicaria uma receita de bolo dele.

Vote no que quizer, só que, por favor, use a cabeça pra pensar quando
ler porcarias na internet!

E antes que alguém pergunte:
Não, não vou mais abordar este tema aqui;
Sim, sou estatístico, trabalhei dez anos na área (amostragem).
Atualmente sou professor universitário.

Cláudio Max

Promoção Yahoo! Acesso Grátis: a cada hora navegada você acumula cupons e concorre a mais de 500 prêmios! Participe! http://yahoo.fbiz.com.br/