[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: swap é mesmo necessário?



Thadeu Penna wrote:
On Fri, 7 Oct 2005, Eduardo Costa Lisboa wrote:


A existência de uma memória de swap é esperada pelo kernel. Caso você
não utilize swap, seu sistema ficará extremamente lento quando o
sistema se aproximar do uso máximo da memória (usado + cache).

E ficará lento se usar a swap pois hd é muito mais lento que RAM.. Se o sistema se aproximar do máximo de usado mais cache, é liberado o cache. Se lotar RAM+swap, o kernel começa a matar os processos. Este é o sinal que você precisa de mais swap.

Sobre o assunto swap e adjacencias, sugiro a leitura da man page 'tunning' do freebsd. Apesar de utilizarem um kernel diferente, bastante coisa do que dizem por lá é útil para o linux também.
Colando o pedacinho do swap que interessa:

"...Do not worry about overdoing it a little, swap space is the saving grace of /Unix/ and even if you do not normally use much swap, it can give you more time to recover from a runaway program before being forced to reboot. ..."
http://www.gsp.com/cgi-bin/man.cgi?section=7&topic=tuning

Alias, como as man pages do BSD são mais interessantes do que as do linux...

[...]
O uso de swap depende do perfil de usuário, assim como é lenda antiga, desde o tempo do SunOS, que o swap deve ser o dobro de memória RAM...

Uma das (antigas) explicações para esse tamanho de swap era que o kernel podia ser configurado para fazer um dump da memória no swap em caso de algum panic.

Em termos mais atuais, se alguem pensa em utilizar a função suspend/hibernate/etc, vc vai precisar de um swap de tamanho ligeiramente maior que o total de RAM do linux + total de memória de video.


--
Marcos



Reply to: