Re: Problema com Arquitetura

Em Qui 29 Set 2005 23:36, Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA escreveu:

> 	Infelizmente não é verdade... só o núcleo muda.

Tenho a impressão que está tendo uma pequena confusão nesta thread, ou a
confusão é minha ;-)

O debian está disponível, por exemplo, para mais de 10 arquiteturas, e uma
delas é x86, ou melhor o IA-32. Todos os processadores citados nesta thread
fazem parte desta arquitetura (386, pentium, 686, duron, athlon), e a única
outra de que ouço falar com frequencia aqui na lista é amd64.

Até aqui estava razoavelmente seguro. Agora vem a parte que não tenho muita
certeza. O APT tem que saber qual a sua arquitetura, até porque os pacotes
têm que ser compilados para uma arquitetura específica, e a princípio não
funcionariam em outras arquiteturas (com exceções, como amd64/ia32). A
pergunta colocada inicialmente, me parece, não se referia a arquitetura, mas
a otimizações voltadas para o processador específico que está sendo
utilizado. E aí eu acho que os pacotes debian básicos são todos compilados
para 386, mas lembro de ter visto uma discussão em algum lugar sobre passar a
compilá-los para um processador mais recente, mas não sei se houve alguma
decisão a respeito.

Em todo caso, não é necessário instalar o gentoo. Com o apt-build é possível
compilar os programas que forem mais importantes e que demandem melhor
desempenho quase com a mesma praticidade do emerge do gentoo, ao menos em
teoria (tentei usar o apt-build duas vezes e não funcionou, mas tem gente que
usa e diz que funciona muito bem; é verdade que não fui muito longe nas
tentativas, nem tentei pedir socorro aqui na lista).

se estiver enganado em alguma coisa, me corrijam...

tiago.