Tiago Saboga wrote:
Em Qui 29 Set 2005 23:36, Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA escreveu:Em Thu, 29 Sep 2005 11:09:03 -0300, Paulo Marcondes escreveu:O apt-get/dselect automagicamente determina sua arquitetura e baixa o pacote correto.Infelizmente não é verdade... só o núcleo muda.Tenho a impressão que está tendo uma pequena confusão nesta thread, ou a confusão é minha ;-)O debian está disponível, por exemplo, para mais de 10 arquiteturas, e uma delas é x86, ou melhor o IA-32. Todos os processadores citados nesta thread fazem parte desta arquitetura (386, pentium, 686, duron, athlon), e a única outra de que ouço falar com frequencia aqui na lista é amd64.Até aqui estava razoavelmente seguro. Agora vem a parte que não tenho muita certeza. O APT tem que saber qual a sua arquitetura, até porque os pacotes têm que ser compilados para uma arquitetura específica, e a princípio não funcionariam em outras arquiteturas (com exceções, como amd64/ia32). A pergunta colocada inicialmente, me parece, não se referia a arquitetura, mas a otimizações voltadas para o processador específico que está sendo utilizado. E aí eu acho que os pacotes debian básicos são todos compilados para 386, mas lembro de ter visto uma discussão em algum lugar sobre passar a compilá-los para um processador mais recente, mas não sei se houve alguma decisão a respeito.
É exatamente isso o q vc disse - houve uma discussão, e parece q apenas o debian-installer não roda mais abaixo de 486.
Em todo caso, não é necessário instalar o gentoo. Com o apt-build é possível compilar os programas que forem mais importantes e que demandem melhor desempenho quase com a mesma praticidade do emerge do gentoo, ao menos em teoria (tentei usar o apt-build duas vezes e não funcionou, mas tem gente que usa e diz que funciona muito bem; é verdade que não fui muito longe nas tentativas, nem tentei pedir socorro aqui na lista).
Bom, a ideia de usar o gentoo é que vc compile tanto kernel qto libs centrais (glibc e adjacencias) - são elas q vao dar o ganho real. No debian, não é tão saudável assim tentar compilar essas libs chaves; procure aquele tutorial que saiu algum tempo atras sobre o apt-build na net.
Os outros pacotes terão ganhos também, mas serão bem menores.De qquer maneira, no primeiro update de segurança do pacote, tá lá vc se embrenhando novamente pelo apt-build... convenhamos, pra quem já se acostumou com o apt-get (ou aptitude), não dá mais pra viver sem ele :-) No gentoo, isso já foi previsto e faz parte do processo natural.
-- Marcos