Linguagem de programação.

Olá Grupo.

Tenho um sistema em VB6 e MsSQL. Já venho utilizando o
Debian como usuário a um tempo para melhor conhece-lo.

Já pensei em abandonar o MsSQL e passar para MySQL
utilizando um servidor Debian. A migração no código
foi tranquila, mas nos relatórios tive alguns
problemas.

Então decedi desenvolver tudo do zero utilizando
Linux. Até mesmo porque, se continuar com o
desenvolvimento em Windows, minha curva de
aprendizagem no Linux fica um pouco comprometida, já
que estarei 90% do meu tempo utilizando o Windows.

Minha dúvida é que linguagem utilizar. Não queria uma
linguagem interpretariva (como Php), pois não quero
deixar a fonte do sistema aberto para meu cliente.

Mas não sei qual linguagem começar a estudar para o
desenvolvimento.

Por favor, gostaria da opnião de vocês.

Obrigado,

Zandre.