Re: Linguagem de programação.

Bom, ja que voce nao quer usar PHP, recomendo a já madura tecnologia Java, pois pode te dar um excelente nivel de produtividade utilizando as ferramentas certas e que são gratuitas por exemplo eclipse e seus plugins, netbeans. Se for utilizar UML ArgoUML ou Poseidon que geram codigo Java a partir dos diagramas.
Agora, nao conheco o seu sistema, mas se optar por Java o interessante seria uma dar uma atenção maior na análise do seu minimundo  e repensá-lo para o paradigma da orientação a objetos, que é o forte do Java, sendo essa uma outra grande fonte de produtividade.

Você como desenvolvedor VB6 pode sentir um pouco de dificuldade no desenvolvimento de GUIs com o Swing, no VB6 isso é simples demais, você arrasta um componente em cima de um form e coloca onde vc quiser, pois ele só vai rodar naquele sistema operacional lá, o Java pensa em portabilidade, WORA (Write Once Run Anywhere), isso acaba tornando a coisa um pouco mais difícil mas considero essa uma vantagem bastante relevante para um sistema corporativo.

Pra começar:

http://www.guj.com.br/ -> Entre em tutoriais

http://www.mindview.net/Books/TIJ/ -> Livro gratuito disponibilizado na Internet (Um dos melhores)

http://www.imasters.com.br/secao.php?cs=28 -> Seção de Java do iMasters

Livro: Java Como Programar edição 6- Deitel.

As três últimas edições da Java Magazine tem um artigo sobre uma aplicação Desktop completa utilizando o Netbeans. Muito bom.