[OT] Re: provedores de banda larga

No dia 19/09/2005 às 13:57,
Marcos Vinicius Lazarini <lazarini@nics.unicamp.br> escreveu:

> Isso é o que a gente pensa, mas tem que ver o que diz o contrato. Eu não
> sei como é hoje, mas nos antigos de IP fixo, era proibido compartilhar.

O contrato não é a palavra final. Muitas cláusulas podem ser julgadas
abusivas, e portanto seriam anuladas.

De qualquer forma, ao menos o contrato do serviço ADSL residencial do
Velox não prevê qualquer cláusula restritiva neste sentido.

> A questão nesse caso é o uso simultâneo. Se vc ficar mudando de televisão o
> cabo de rede nao tem problema nenhum; mas se quiser assistir em duas ao
> mesmo tempo, terá de pagar o adicional de um ponto extra. Igual ao ADSL.

Sim, porque são coisas distintas. A TV por assinatura é um serviço que
destina um ponto (um canal por vez) ao assinante. O da internet banda
larga destina uma quantidade de bits por segundo.

> Perda por que, já que ele não está usando 100% do tempo?

Quem te garante? A não ser que o uso seja não simultâneo. Mas ainda
assim faz parte do plano, isto é, o consumidor ainda continua
respeitando seus x bits por segundo. Aliás, o serviço não é 24h por dia?
Ou então será que eu também não poderia deixar, por exemplo, meu irmão
usar minha conexão (no meu computador) enquanto eu não estivesse
mexendo?!?

> Perda sim é para quem oferece o serviço. igual ao caso do médico: vc compra
> 30 min de consulta médica ou a solução do seu problema?

Geralmente paga-se pela consulta de um paciente, não pelo tempo.

O que você chama de perda é o mesmo que dizer que os supermercados
estariam perdendo se o consumidor em vez de jogar o resto de feijão que
sobrou ele tivesse dado para o vizinho. Oras, sim, pode-se dizer que o
supermercado estaria perdendo, mas isso é forçar a barra.

> Isso é bem diferente do contrato de aluguel um link de xxxx kbps, pra voce
> usar do jeito que voce bem entender.

Por que diferente? Ou então o contrato não é ter um número de bits por
segundo por IP durante 24h por dia?!?

Então também não poderia fazer um download a x bps durante o dia todo?
Alguns provedores colocam um taxa mensal de download, mas isso
descaracteriza o tipo de serviço que estamos discutindo, ainda que não
haveria restrição (além da perda ao usuário) se compartilhada a conexão.

--
Douglas Augusto
                                                            [Netiqueta]