Re: RES: Torvalds licencia e cobra pelo uso do nome Linux

On Mon, Aug 22, 2005 at 05:31:14PM -0300, Márcio Inácio Silva wrote:

> Cara! Tem gente que vive mesmo no mundo da lua!
>
> Pra cada matéria que você ler no Idgnow (imprensa marron é dose) leia duas no
> http://www.linuxfud.org
>
> Mesmo que fosse verdade! você acha que não é correto ganhar dinheiro com
> software livre? ele é livre não grátis!
>
> Leia mais e se informe antes de sair espalhando esses FUD's :
>
> http://br-linux.org/linux/?q=node/1152/11464
> http://www.linuxdailylog.com/2005/06/resposta-da-consulta-ao-linux-mark.html#more-60
>
> [],s

Linus Torvalds não é um membro do Movimento Software Livre. Ele se encaixa mais
no Moviemnto Open Source. E, se depender de Linus Torvalds o "Linux" nunca terá
uma "Ideologia". Segundo suas próprias palavras: "I do it because its FUN [...]
I think ideology SUCKS". Isso dito numa entrevista sobre o fato de ele estar
usando uma ferramenta proprietária (Bitkepper) na manuntenção do kernel.

Se quiser saber mais sobre a diferença entre o Movimento Software Livre e o
Movimento Open Source, leia:
http://www.gnu.org/philosophy/free-software-for-freedom.html

Os dois movimentos se diferem basicamente em questões ideológicas, de
comportamento e objetivo. Muitos aderem ao Open Source, simplesmente porque
pensam que está é a melhor forma de se desenvolver software de qualidade. Hoje
temos exemplos claros disto, como o Apache. Se você lê o site do GNU e escuta
os discursos e palestras de Richard Stallman percebe claramente que a maoir
parte da motivação do Projeto GNU é de ordem ideológica. Stallman insiste (e eu
compreendo os seus motivos) para que as pessoas chamen o sistema GNU/Linux ao
invés de Linux, uma vez que Linux é apenas o kernel e a maior parte das
ferramentas vem do Projeto GNU, numa forma de chamar a atenção dos usuários
para a "filosofia" do Projeto GNU. O GNU inclusive está desenvolvendo um kernel
próprio chamado GNU Hurd.

Eu me simpatizo mais com o Movimento Software Livre. Eu e mais alguns amigos
compartilhamos e ajudamos a espalhar algumas idéias, não só na questão do
software, na "filosofia" de liberdade e comunidade que nasceu com o Projeto
GNU. Esse pensamento livre pode ser encontrado em muitos projetos pelo mundo
envolvendo tecnologia, hardware, multimídia e ciência. Nosso objetivo é ajudar
as pessoas a se livrarem da alienação (e consequente submissão) com relação à
tecnologia, ciência, e outras diversas áreas do conhecimento humano, e dar-lhes
liberdade de _participar no desenvolvimento dessas áreas_. Desculpem pela
mensagem longa e meio fora de tópico. Eu sei que muitas pessoas aqui não se
importa com nada disso. Porém, vendo a crusada de Stallman(que chega a ser
chato...) e do Projeto GNU, e observando o comportamento de muitos, na lista e
fora dela, percebo que talvez as pessoas estejam se esquecendo e a nova geração
esteja ignorante sobre como tudo isso começou.

Peço desculpas a toda a lista pela mensagem meio fora de tópico. E peço àqueles
que responderem a esta mensagem (apesar de OFF penso ser um assunto
interessante) o façam de forma ponderada de forma a evitar "flames".

Obrigado.
--

  Not to speak harshly and not to harm others, self restraint in
  accordance with the rules of the Order, moderation in food, a secluded