Re: RES: Torvalds licencia e cobra pelo uso do nome Linux

Não sei se é sobre o dinheiro td isso. E não sei se o Linus vai ganhar
algum dinheiro nesse papo.

 Na verdade isso td é papo de advogado. Algum advogado porcaria
convenceu o Linus a entrar nesse esquema (desculpe-me os advogados
éticos)

 A princípio todo o dinheiro arrecadado vai para um fundo de proteção
da marca Linux. Ou seja, quem paga royalities para usar a marca linux
vai somente estar ajudando a uma fundação que só existe para proteger
a marca de maus usos, e de uso não pago.

 É meio ridículo, mas é assim que parece que vai funcionar.

 Só pra constar. No Brasil quem detém a marca Linux é a Conectiva
(agora Mandriva)

 Como que vai funcionar esse papo:
 Quem estiver desenvolvendo atividades comerciais com o nome Linux
envolvido deve pagar royalities. Ou seja, o detentor da marca 'Casa do
Linux' tem que pagar royalities. O detentor da marca 'Kurumin Linux'
tem que pagar royalities.

 Claro que existe o bom senso. Aparentemente ongs não serão cobradas,
o mm vai acontecer para quem tem um produto 'for Linux', e coisas do
tipo. Qto mais lucrativo for o uso da marca, maior será o custo do
licenciamento, portanto 'Casa do Linux' pagará mais royalities que
'Kurumin Linux'.

 Td vai depender da boa vontade do dono da marca em cada país. Na
Austrália parece que o cara não está com muita boa vontade. No Brasil
a Conectiva já se pronunciou e disse que vai fazer a vontade da
fundação.

 Acho que isso esclarece um pouco as coisas.

 Fabio