executar shell script de 1 em 1 hora

Olá pessoal, dei uma campeada no google e não achei nada a respeito,
talvez eu não tenha colocado as palavras-chave corretas p/ filtrar o
que preciso, mas é o seguinte, tenho um programa em java que executa
uma série de tarefas, ele é em modo e executa em background, usa
sockets efetuando conexões, conecta em base de dados, grava dados,
etc... só que não quero que ele fique executando todo tempo em
background, e sim que ele execute de 1 em 1 hora por exemplo, fazendo
as devidas tarefas e finalizando a execução, depois novamente executar
e finalizar a execução, não ficar todo tempo rodando em background,
até porquê iria realizar as terefas apenas nos tempos determinados,
alguém tem alguma idéia de como fazer isso? Ou é aconselhável ele
ficar em background mesmo?

Seria um shell-script que chama esse programa java de tempos em
tempos? Como fazer p/ ele se auto-executar de tempos em tempos, ou na
verdade esse shell-script ficaria rodando em background que chama o
programa java nos tempos determinados?

Tá meio nebuloso pra mim, mas acho que estou no caminho, se puderem me
ajudar agradeço desde já!

abraços e bom trabalho a todos.

--
Enviado por Moisés Jardim Pinheiro