Re: executar shell script de 1 em 1 hora

On 8/16/05, Moisés Jardim Pinheiro <jardimpinheiro@gmail.com> wrote:
> Olá pessoal, dei uma campeada no google e não achei nada a respeito,
> talvez eu não tenha colocado as palavras-chave corretas p/ filtrar o
> que preciso, mas é o seguinte, tenho um programa em java que executa
> uma série de tarefas, ele é em modo e executa em background, usa
> sockets efetuando conexões, conecta em base de dados, grava dados,
> etc... só que não quero que ele fique executando todo tempo em
> background, e sim que ele execute de 1 em 1 hora por exemplo, fazendo

Isto é um trabalho para o cron!

O cron é um sistema de execução periódica de scripts, tem em todo
sistema *NIX que se preze, e o Debian não é exceção. O cron funciona
assim: a cada minuto ele olha seus arquivos de configuração e verifica
se não há um script a ser executado naquele segundo;  se houver, ele
vai rodar aquele script.

Para rodar seu programa a cada hora, você vai usar o seguinte comando:

crontab -e

isso abrirá seu editor de texto (o que estiver especificado na
variável de ambiente $VISUAL ou $EDITOR) para você editar um crontab,
quer dizer, uma linha de configuração do cron.

No arquivo que vai se abrir, você coloca:

0   *   *   *   *    /usr/local/bin/java -jar seu-programa.jar

salva e sai. Pronto, agora, de hora em hora seu programa vai ser
executado. Esses campos representam o seguinte, nessa ordem:

minutos  horas  dia do mês   mês   dia da semana (0-6)   linha de comando

Toda vez que o relógio da sua máquina estiver igual a um dos campos no
seu crontab, o script será executado. No caso acima, toda vez que o
relógio do seu computador tiver os minutos em 00 (ou seja, isso
acontece a cada hora), seu script será executado. Os asteriscos dizem
ao cron pra ignorar o campo correspondente.

Para maiores informações sobre o cron,

man 8 cron (visão geral do sistema cron)
man 1 crontab (programa para ajustar o crontab)
man 5 crontab (descrição detalhada do formato de arquivo do cron; não
deixe de ler esse)

É isso aí. Espero ter ajudado.