MSG para recem inscritos (ERA: ls de diret?rios)

Ola,

nao sei quem escreveu isso lah em baixo pq nao tah assinada e veio como
forward pra mim;  em todo o caso, segue uma msg:

Se acabei passando imagem de arrogante e mala, foi um erro de minha parte.
Os que me conhecem sabe que nao costumo ser assim (todos temos os dias de
altos e baixos, esse dia era quase o fundo do poco). Nao quero andar mais
ainda com a discussao, mas o acho muito importante eh o 'brainstorm' que a
lista proporciona, dando uma serie de ideias (boas ou pessimas) que podem
ajudar na direcao de pesquisa e solucao do problema.

O que eu gostaria de colocar eh: que depois de algum tempo na lista (jah
estou por aqui ha mais de um ano _voluntariamente_ e gostando), percebemos
que surgem muitas perguntas repetidas e perguntas simples que poderiam ser
respondidas com a leitura de um texto e/ou manual. Isso demonstra falta de
capacidade ou vontade ou tempo dos usuarios em procurar, ou documentacao
deficiente. Sabemos que o tempo sempre eh uma restricao complicada, e
mesmo sendo capazes e com vontade, se nao tempos tempo pra ficar lendo e
estudando, apelamos para uma ajuda da lista. Eh normal isso, mas devemos
ter criterio.

Vou dar um exemplo de uma coisa simples e facil, mas dificil de
encontrar (bom, eu tive dificuldade), o que considero muito relevante para
a lista:

"fiz o cat de um arquivo binario, e meu console ficou com caracteres
estranhos no lugar das letras. nao entendo nada o que escrevo, apesar do
sistema interpretar corretamente. O que fazer para reestabelecer a
normalidade?

.-----.
Uma das solucoes eh dar  o seguinte comando:

echo -e \\033c

gravei isso no arquivo console-reset.sh e coloquei no meu PATH, agora
volto facilmente para a letra default"

No final do ano passado, rolou um movimento pro-divulgacao de links no
momento da inscricao na lista, a la outras distros. A ideia eh deixar o
usuario mais independente e se virar sozinho, com boa documentacao a mao.
Nao lembro mais quem participou, soh me lembro que o foi na mesma epoca
que o Igor Morgado, se nao me engano, incluiu o 'RTFM' na assinatura
dele... hehehehe

Serah que conseguimos re-avaliar esse movimento???

--
Marcos