Re: primeiro contato com linux (empresa)

Fred Ulisses Maranhao wrote:
On Thu, 02 Jun 2005 12:54:22 -0300
João Paulo Marinho Botelho <jpbotelho@innovus.com.br> wrote:

boa tarde..

a uma semana +-, eu tinha postado sobre migração win2linux e obtive
otimas respostas.. gostaria de agradecer e fazer uma nova pergunta..
qual dist e qual ambiente vocês indicam pro pessoal daqui da empresa
(comercial, juridico e desenvolvimento) que nunca tiveram contato com
linux... pensei no ubuntu com kde, mais não sei, alguem que ja teve
essa
experiencia de ter quer aplicar linux pra leigos poderia me da uma
ajuda??

Vai ter alguém da área de informática para ficar cuidando da estrutura?
Se for, eu aconselho o uso do debian mesmo. debian-br-cdd nos desktops e
debian stable nos servidores. Você não falou em servidores, mas acredito
que à medida em que vocês forem usando software livre, vão querer ter um
servidorzinho pelo menos para agilizar várias coisas, por exemplo:

- autenticação centralizada (http://www.tldp.org/HOWTO/LDAP-HOWTO/)
- servidor de impressão
(http://tldp.org/HOWTO/Debian-and-Windows-Shared-Printing/index.html)
- ambiente colaborativo (http://twiki.org/)
- portal de intranet (http://www.zope.org/)
- proxy do apt (http://packages.debian.org/stable/admin/apt-proxy)
- servidor de arquivos
(http://focalinux.cipsga.org.br/guia/avancado/ch-s-samba.htm)
- firewall
(http://focalinux.cipsga.org.br/guia/avancado/ch-fw-iptables.htm)
- e muito mais!
Mas veja bem. cada tarefa destas acima demanda tempo, esforço e pessoal
especializado. Nada disto é fórmula mágica que instala e sai
funcionando. Alguns são até fáceis de instalar, como o twiki, mas
instalar e não saber usar não serve para nada. E instalar e não saber
configurar pode ser perigoso para a segurança da sua empresa.

Fred, vc falou pouco e mto bem.

O que eu gostaria de completar é o seguinte:
Se a intenção for apenas colocar um linux para os usuários terem um contato inicial, talvez nem valha a pena instalar ainda; um live CD pode dar conta do recado (dependendo das máquinas, claro). É obvio que numa empresa, essa situação não é mto interessante, mas poupa um bocado de tempo do admin pra resolver mtos problemas ainda na fase de experimentação.

Agora, tentar instalar num ambiente corporativo sem uma pessoa capacitada pra resolver os problemas que com certeza vão surgir, é realmente andar pra tras; nem um pouco recomendado. Por isso, sugeri a ideia do live CD. Já serve de etapa de aprendizagem pro admin tbm... :-)
O passo seguinte é instalar dual-boot e aos poucos ir migrando...

--
Marcos