Re: primeiro contato com linux (empresa)

> Carlos Fernando Ferreira Junior:
> boa tarde..
>
> a uma semana +-, eu tinha postado sobre migração win2linux e obtive
> otimas respostas.. gostaria de agradecer e fazer uma nova pergunta..
>
> qual dist e qual ambiente vocês indicam pro pessoal daqui da empresa
> (comercial, juridico e desenvolvimento) que nunca tiveram contato com
> linux... pensei no ubuntu com kde, mais não sei, alguem que ja teve essa
> experiencia de ter quer aplicar linux pra leigos poderia me da uma
> ajuda??
>
> --- Alexandre Augusto Coconesi

Acho que nesse caso uma sarge é a mais adequada. O kurumin nada mais é do que
uma versão do debian. Para o usuário final, que não vai precisar instalar o
sistema, o kurumin e o debian vão ser a mesma coisa. Depende de como eles
foram instalados, se todos os programas que ele precisa estão acessíveis, da
estabilidade do sistema. E me parece que para isso o debian faz mais sentido.
Eles têm objetivos diferentes. O kurumim é para facilitar a vida de
iniciantes, mas numa rede de empresa há um administrador. E por sinal, o
ideal é a rede trabalhar com servidor de arquivos centralizado, para
facilitar backups... e se o kurumim for fazer isso, ele vai voltar a ser um
debian, mas que não seguiu a instalação normal. E distribua-se kurumim para
os interessados para que usem em casa.

> Em Qui 02 Jun 2005 13:56, Claudio Lobo escreveu:
> E, complementando o Alexandre, vc pode usar, ** para
> fins de minimizar os "traumas" (traumas??!!!) da
> migração ** um ambiente como o BLANES, que é muito
> parecido com o Win98 e é bem leve. Ainda, dê uma
> olhada no histórico da lista (+- 1 semana) e vc verá
> alguma discussão a respeito do uso do Kurumin ... daí,
> tire suas próprias conclusões (eu, particularmente,
> gosto dele ... é fácil para o usuário final. Mas,
> aconselho a dar uma "ajeitada" nele, se for colocar em
> rede, para evitar dores de cabeça para vc mesmo,
> [...]

Não conheço este ambiente, mas pode ser uma boa idéia. Mas acho que se você
escolher KDE ou GNOME, por exemplo, as pessoas não terão dificuldades, pois
os conceitos são muito parecidos. Ainda por cima com um menu com poucas
opções, como na instalação do kubuntu, por exemplo.

idem.

tiago.