Re: primeiro contato com linux (empresa)

On Thu, 02 Jun 2005 12:54:22 -0300
João Paulo Marinho Botelho <jpbotelho@innovus.com.br> wrote:

> boa tarde..
>
> a uma semana +-, eu tinha postado sobre migração win2linux e obtive
> otimas respostas.. gostaria de agradecer e fazer uma nova pergunta..
>
> qual dist e qual ambiente vocês indicam pro pessoal daqui da empresa
> (comercial, juridico e desenvolvimento) que nunca tiveram contato com
> linux... pensei no ubuntu com kde, mais não sei, alguem que ja teve
> essa
> experiencia de ter quer aplicar linux pra leigos poderia me da uma
> ajuda??

Vai ter alguém da área de informática para ficar cuidando da estrutura?
Se for, eu aconselho o uso do debian mesmo. debian-br-cdd nos desktops e
debian stable nos servidores. Você não falou em servidores, mas acredito
que à medida em que vocês forem usando software livre, vão querer ter um
servidorzinho pelo menos para agilizar várias coisas, por exemplo:

- autenticação centralizada (http://www.tldp.org/HOWTO/LDAP-HOWTO/)
- servidor de impressão
(http://tldp.org/HOWTO/Debian-and-Windows-Shared-Printing/index.html)
- ambiente colaborativo (http://twiki.org/)
- portal de intranet (http://www.zope.org/)
- proxy do apt (http://packages.debian.org/stable/admin/apt-proxy)
- servidor de arquivos
(http://focalinux.cipsga.org.br/guia/avancado/ch-s-samba.htm)
- firewall
(http://focalinux.cipsga.org.br/guia/avancado/ch-fw-iptables.htm)
- e muito mais!

Mas veja bem. cada tarefa destas acima demanda tempo, esforço e pessoal
especializado. Nada disto é fórmula mágica que instala e sai
funcionando. Alguns são até fáceis de instalar, como o twiki, mas
instalar e não saber usar não serve para nada. E instalar e não saber
configurar pode ser perigoso para a segurança da sua empresa.

Acho que era isto que eu tinha a dizer.

    Paro por aqui, Fred

Yahoo! Mail, cada vez melhor: agora com 1GB de espaço grátis! http://mail.yahoo.com.br