Usar kurumin em desktops corporativos? (era: Re: Linux no governo)

Em Ter, 2005-05-31 às 11:17 -0300, Boni escreveu:
> Ficou um pouco ruim em sxw então eu converti para html, segue abaixo !

much better, indeed

> http://www.bonilinux.kit.net/kurumin/kurumin-debian.html

Hup,

Temos pontos de vista diferentes e acho que você não entende o
fundamento principal das minhas críticas. Vou comentar algumas coisas:

        "Um detalhe interessante é que não recebi nenhuma cópia nem
        aviso dos textos ou das mensagens por parte de quem postou,
        sempre sou avisado por outra pessoa que assina a lista e me
        manda um forward."

Eu não acho que preciso avisar. Estou tentando com eles convencer as
pessoas que pensam que colocar kurumin em desktops é uma boa do
contrário, não te convencer de que tem de modificá-lo pra isso. Como eu
digo em um dos meus artigos, ele serve bem como forma de demonstrar que
GNU/Linux funciona. Você acha legal por kurumin em desktop corporativo?
Se achar vou tentar te convencer do contrário =D.

        "A solução segundo ele seria convencer a massa de usuários
        migrar do Kurumin para o Debian-CDD ou para o Debian principal.
        Esta seria uma solução boa tanto para eles (que teriam bem mais
        usuários) quanto para mim, que com uma massa menor de usuários
        teria um trabalho de manutenção e suporte bem menor. A questão é
        que esta mudança talvez não fosse interessante para a parte mais
        importante: o próprio usuário."

Nah, se te serve de consolo acho que o Debian-BR-CDD do jeito que é
feito é meio que um despropósito, minha opinião é que ele é específico
demais, quando temos um problema genérico que poderia ser resolvido de
forma genérica e merecia mais atenção, que é o 'debian-desktop'... mas
não causa mal, anyway, então deixo eles pra lá. Pra mim podem colocar
fedora, mandriva... não sou do tipo que quer arrebanhar usuários a
qualquer custo.

        "Note que pela GPL isto não é uma opção: ao modificar um
        programa você é obrigado a mudar seu nome, pois o desenvolvedor
        original deixa de ser responsável pela versão modificada por
        você."

Tá loco? De onde você tirou isso? Leia a GPL. O ubuntu modifica o gksu
que inclui na distribuição deles (e MUITOS outros pacotes) confere se
eles modificaram o nome.

        "Respeito bastante o trabalho do Kov muito o trabalho que ele
        desenvolve, mas criticar um sistema com base apenas em um
        problema específico é um comportamento Troll."

A idéia é colocar mais problemas. Na verdade é pra ser uma crítica
engraçada à crença de que se pode instalar kurumin/knoppix e continuar
mantendo o sistema a partir do Debian. Vocês que desenvolveram os dois
não pensaram em upgrade-path. Isso não é ruim pra um live-cd; é péssimo
pra desktop corporativo. E você e eu sabemos que um dist-upgrade
praticamente torna o kurumin outro sistema, porque várias configurações
forçadas vão pro saco. Não fica um Debian limpo, também. Pode me chamar
de troll, se quiser. Eu digo que você assumiu erroneamente a intenção.

        "Aqui postei o texto da forma como foi postado na página, com os
        caracteres acentuados trocados e tudo."

Ri muito dessa =D. Conhece UTF-8? Só por curiosidade, nunca acabei de
escrever esse artigo. Falta ainda falar da questão dos drivers de vídeo
e modems. Além disso, ele é anterior ao kurumerdas.html.

        "O Ubuntu, que também é uma distribuição derivada do Debian,
        voltada para o usuário doméstico também mantém o sudo ativado
        por padrão, numa configuração similar à do Knoppix e do Kurumin,
        com a ressalva de perdir uma confirmação da senha (do usuário em
        uso, não do root)."

Só por curiosidade, a ferramenta que o ubuntu usa pra pedir a senha é o
gksu, que eu fiz. Eu não pensei se gosto da solução deles; acho que pra
desktop comum pode ser uma boa, mas não gosto da idéia pra desktop
corporativo.

        "Uma conclusão sobre as críticas do Kov é que elas foram
        escritas por uma pessoa com uma grande preocupação com o aspecto
        técnico, mas pouca preocupação com a usabilidade e pouca
        consideração com os problemas encontrados pela maioria das
        pessoas ao tentar usar uma distribuição Linux."

Eu *sou* bastante preocupado com usabilidade. Boa parte do meu trabalho
é em coisas pra aumentar a usabilidade. Só não usabilidade a qualquer
preço.

Abraço,

Debian:  <http://www.debian.org>  *  <http://www.debian-br.org>