Re: problema na criacao de um BD postgreSQL - Debian CDD

Olá,
você PRECISA ler os próprios comentários nos arquivos do
diretório /etc/postgresql
Por default, o postgresql NÂO aceita conexões tcp/ip a menos que seja
explicitamente configurado para isso num daqueles arquivos (um dos parâmetros
editado para "true").
E o pacote debian também usa uma política de segurança bem mais rígida que a
permissiva política do fonte upstream.
Você PRECISA configurar suas políticas de acesso no pg_hba.conf lendo os
comentários E a documentação nos sites http://www.postgresql.org.br ou
http://www.postgresql.org, pois há várias formas de autenticação.
Também precisa criar o seu usuário regular com poderes de criar databases
(segundo se deduz pelo seu comando).
Por default, só o usuário especial "postgres" pode criar. É o superusuário do
postgresql. Não é o root da máquina. Nunca rode como root. O usuário especial
postgres não tem home nem senha e deve ser loggado por su vindo do root.
A sua mensagem de erro indicou 2 erros: falha de conexão tcp/ip e falta de
direitos de acesso ao bd. Template1 é o bd modelo para criação de novos bd.
Não altere o template1, só leitura, se não tiver domínio do assunto. Pode
bagunçar todo o sgbd...
Boa leitura!

André Felipe Machado
http://www.techforce.com.br/index.php/news/quem_somos/linux_blog