[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Usar kurumin em desktops corporativos? (era: Re: Linux no governo)





Gustavo Noronha Silva escreveu:

Em Ter, 2005-05-31 às 11:17 -0300, Boni escreveu:
forma genérica e merecia mais atenção, que é o 'debian-desktop'...
Lembro-me que meu primeiro contato com linux foi com o Potato. So consegui instala-lo porque sou libriano, caso contrario teria desistido.

Eu tinha acabado de conseguir por o IIS pra funcionar em um NT4 e, como "já" sabia "tudo" de NT, fui mexer com o tal do linux.

Primeiro foi a dificuldade para baixar o iso e queimar o CD. Nunca tinha visto iso na vida. Esta foi a primeira pergunta nas listas (mandei o mesmo e-mail para a lista de traducao, news, users, etc...). Ja imaginaram o que eu recebi de replay! Nao desisti.

Ao chegar no dselect, fiz uma lambanca! Novamente à lista.

Ia a lista pelo menos uma vez por dia. Logico, com coisas basicas.

Inclusive, eu recebi um e-mail em pvt de um usuario, acho que do rio grande do sul, falando um monte de coisa que prefiro nao dizer aqui. O cara era bravo! Nem sei quem é. Joguei fora o e-mail. Por outro lado, nao fosse a lista, nao teria instalado o dando do Potato. Depois instalei a testing da epoca, etc...etc... Nunca testei outra distro.

Relatei isto quotando parte do texto do Kov para mostrar que a maior dificuldade do Debian é a instalacao para um leigo. Deposi de instalado, ele é otimo! Mas a bendita da instalacao, mesmo hoje, nao é trivial. Por quê? Porque ela é muito ampla. Os desenvolvedores nivelam por cima.

Eu não sabia do projeto *debian-desktop*. Lembro que existinam flavors no debian.

Por que, no inicio da instalacao, nao se pergunta qual tipo de instalacao o usuario deseja e, ao se escolher debian-desktop, instalar um desktop bem amigavel ao usuario leigo. Acredito que o desenvolvimento de algo assim nao seria tao dificil. Ou é? Ou não é o foco? Deste modo nao seria necessario dissipar energia em projetos de padronizacao.

O pulo do gato do Kurumin é a instalacao. Ele reconhece a maioria do hardware e tem um monte de scripts pre-configurados para instalacao de outros aplicativos e/ou outras tarefas. Ele nao faz perguntas, ele instala o que o morimoto pensou e pronto!

Nao estou dizendo que este ou aquele é melhor ou pior. Nao estou tomando partido de ninguem e nem desejo.

Somente estou relatando uma experiencia propria e uma pergunta/sugestao.

Inclusive, apesar de ter tido contato com o Potato, somente apos uns 2 anos é que eu venho utilizando linux full time. (nao o fiz antes porque os danados dos admin nao deixavam! Tinha que ser windows. Agora eu tenho mais liberdade.)

Marcelo



Reply to: