problemas com som

Olá!

Instalei a versão 2.6.10 do kernel no meu Debian Sarge, quase tudo está
funcionando que é uma blz, porém meu som não funciona de jeito nenhum,
já tentei instalar a placa como módulo e em built-in, em ambos os casos
ao rodar o alsaconf ele encontra a placa e instala sem problemas, porém
ao tentar utilizar o mpg123 ele me apresenta a seguinte mensagem:

"Can't open default sound device!"

Utilizando outros softwares como o xmms ou o totem eles apresentam erros
semelhantes. Talvez seja coisa pouca, portanto qualquer ajuda é bem
vinda. Desde já agradeço a atenção.