[Fwd: Sistema instalado sem lvm e xfs (era: Que sistema de arquivos utilizar com LVM?)]

Opa, povo!

>      Vi em outra thread um rapaz que falou que usa lvm + xfs. *Acho* que
> vou ficar com isso mesmo. Vou instalar o meu sistema até terça-feira e
> darei retorno sobre o que fiz. Muito obrigado pela ajuda, pessoal.

	Instalei o sistema utilizando spanshot da pre5 do Debian-BR-CDD na
quarta-feira de cinzas, mas já reinstalei hoje. O sistema não me
permitiu utilizar o / dentro do vg (grupo de volumes) e por isso tive
que instalar em uma partição por fora. Se me lembro bem, havia ficado
assim:

hda1 -   5 GB (fat32)
hda2 - 512 MB (swap)
hda3 -   6 GB (xfs)
hda3 -  29 GB (lvm) [divido em /usr, /home e /dados com xfs em cada um]

	Na mesma hora fiz o dist-upgrade pois estava na universidade e com um
mirror literamente do meu lado : ). O sistema estava extremamente
rápido, mais rápido que agora!

	Como nem tudo são flores e sapos podem cair do céu (vide filme
Magnólia), depois que coloquei mais 512 MB de RAM, fui desinstalar o
pacote `blam' e o sistema infelizmente travou. Reiniciei e o GDM não
abriu mais e disse mais ou menos assim: gdm: Unable to load shared
library usr/X11R6/lib/libX11.so.6 file or directory not found. O
estranho é que o arquivo existia. Pensei que o /usr estivesse corrompido
e tentei corrigir. Executei `init 1', desmontei o /usr e, quando tentei
utilizar as ferramentas do xfs, percebi que as mesmas estavam
sob /usr  : (. Montei o /usr novamente e tentei rodar o xfs_check, mas
não me foi permitido porque o sistema estava montado.

	Como já estava cansado, desliguei o computador e fui beber água. Tempo
depois, tentei dar o boot novamente e o sistema de arquivos estava
corrompido. O sistema iniciava o boot, exibia um monte de mensagens de
erro por não conseguir montar o /usr e caia no prompt pedindo a senha de
root para consertar o sistema. Só que até o mount estava dando problemas
em carregar as bibliotecas compartilhas. Muito massa! O que fazer sem
ter outro computador por perto, sem poder acessar a Internet para checar
o problema?!?

	Por minha sorte, estava com o CD de instalção por perto e tentei
consertar. O LVM mapeia seus volumes lógicos durante o processo de boot
normal, porém não foram mapeados pelo CD de início. Nessa hora, bate o
desespero de quem pensa que perdeu seus tão valiosos arquivos. Muito
tempo depois (umas duas horas) descobri que teria que ir até a etapa de
particionamento do disco, escolher a parte de gerenciamento do lvm e
acho que, só depois disso, o instalador reconhece os lv (volumes
lógicos). Ainda bem! Não perdi tempo e formatei a primeira partição com
ext3 e fiz backup dos meus dados. Graças a Deus e ao Windows que não
havia sido instalado ainda!

<desabafo>

	Já estava com os olhos cheio d'água pensando que havia perdido meus
dados. É angustiante você pensar que vai perdê-los de uma vez sem aviso
prévio. Para minha sorte, as minhas vidas, ops, MP3s estavam guardadas
no computador do meu amigo Guilherme. O medo era tanto que liguei duas
vezes pra confirmar que ainda estavam por lá : )

</desabafo>

	Na noite passada, conversei com um amigo que conseguira colocar o /
dentro do vg, porém utilizando ext3. Segundo ele, _poderia_ ser problema
do XFS como / dentro do vg. Fui tentar fazer o mesmo que ele, mas não
consegui. O mesmo acontecera com o XFS antes. Ele está usando a versão
pre4 e eu o snapshot da pre5. O meu problema foi, por duas vezes, a
impossibilidade de criar o initrd dentro do vg.

	No final das contas, instalei sob ext3 porque confio nele, e sem o lvm
porque o cd não me permitiu que o fizesse. No fim das contas, voltei ao
esquema de particionamento antigo, com a diferença de agora ter espaço
adoidado:

alan@novembro:~
[22:52]$ df -h
Sist. Arq.            Tam   Usad Disp  Uso% Montado em
/dev/hda3             9,2G  1,3G  7,5G  15% /
tmpfs                 249M     0  249M   0% /dev/shm
/dev/hda4              23G  1,7G   20G   8% /home
/dev                  9,2G  1,3G  7,5G  15% /.dev
none                  5,0M  776K  4,3M  16% /dev

	fx-br, você faz bem em ser medroso e não se arriscar como eu o fiz.

O depoimento está dado! Até!

--
Alan Kelon Oliveira de Moraes <alankelon@yahoo.com.br>
http://www.kelon.uni.cc