SpeedStream 5200 - Atualização de Firmware e modo bridge não funciona mais no linux só no windows(longo)

Galera, sei que muitos aqui devem ter conexão banda larga e devem também
dispor do modem speedstream 5200, bem a empresa comprou um modem desses
e o mesmo já veio com o update de firmware para habilitar o modo router,
até ai tudo bem, no windows conecto na internet tanto ele em modo router
ou como bridge sem maiores complicações, mas no linux só consigo
conectar com ele em modo router, em bridge ele não funciona de jeito
algum, o modem da telemar que ainda está aqui está funcionando bem em
modo bridge, testei no modem que tenho em casa também e no linux ele não
conecta em modo bridge, sendo que atualizei o firmware do mesmo e até
antes dessa atualização conectava, o estranho é que no windows o modo
bridge conecta sem problema algum =/ . Alguém já passou por isso e
saberia resolver? Já pesquisei no google, já fiz outras atualizações no
firware do modem para tentar resolver mas dá sempre na mesma, router
conectar, bridge não conecta. Bem preciso dele em modo bridge pois, toda
a implementação de regras no firewall estão baseadas neste modo e
somente redirecionando as portas no modem em modo roteador  não está
sendo suficiente, ele em modo bridge resolveria meu problema sem nenhuma
configuração a mais de regras(que são muitas), mas senão for possivel o
jeito é vir no fim de semana e refazer todas as regras do firewall e
testar se está tudo ok. Aqueles que chegaram até aqui, peço que me
desculpem pelo longo email e obrigado pela atenção.

Grato,

Anderson