Re: Drivers OpenGL

Em Fri, Apr 02, 2004 at 12:40:10AM -0300, Gabriel Elias de Aquino escreveu:
> Olá
>
> Tenho uma placa de vídeo SiS 630/730 num Duron 1.10 GHz
> Instalei o XFree86 4.1 do stable.
> Ele instalou todos os recursos acelerados (3D e OpenGL)
> Testei uns screensavers em openGL e funcionaram, logo, os drivers
> openGL funcionam
> Só que quando entro no TuxRacer o jogo fica muito lerdo, é impossível
> de jogar.. lerdo demais..
> Pra verificar se era a placa... instalei um jogo pesadão e GL no rWindows
> e ele rodou com uma rapidez incrível.
> Pergunta: queria saber se esse problema é o driver do XF86 ou se preciso
> [...]

Falta de sorte, a sua... Placas SiS não têm suporte a 3D no Linux, logo o
processamento 3D fica a cargo da sua CPU, e não da placa de vídeo. Daí a
lerdeza extrema que você notou no TuxRacer. Para o 3D funcionar no Linux,
você precisa de algo suportado no sistema. Até onde eu sei, placas nvidia
(GeForce qualquer-coisa) e ATI (Radeon) são suportadas. Procure no Google
por DRI, ou dê uma olhada em dri.sourcerforge.net, para ter uma idéia do
andar da carruagem. Você terá sorte se sua placa-mãe tiver um slot AGP, o
que tornaria possível colocar uma placa de vídeo decente (nem pense em usar
uma placa 3D de boa marca, como uma GeForce, em um slot PCI, você estará
desperdiçando seu dinheiro).

--
Quidquid latine dictum sit altum viditur