Re: ping localhost não responde

João,

Para que o localhost responda é necessário que a interface loopback esteja
up!
Para isso, rode:

#  ifconfig lo

Rode o comando ifconfig. Terá que ter uma entrada mais ou menos assim:

lo        Link encap:Local Loopback
          inet addr:127.0.0.1  Mask:255.0.0.0
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Metric:1
          collisions:0 txqueuelen:0
          RX bytes:122142 (119.2 KiB)  TX bytes:122142 (119.2 KiB)

Como vc mencionou no mail, vc não está conseguindo utilizar o ifconfig.
Sugiro que reinstale o pacote net-tools. Nele vc encontra o ifconfig e
outros.

# apt-get install net-tools

Após isso volte a rodar o ifconfig lo.

Abraços,