ping localhost não responde

 Bem, olá, estou com um problema no minimo esquisito;

o comando:
 ping localhost
não retorna valor algum....

O esquisito é que eu consigo usar qualquer outro programa que chame o
localhost (ou reynolds, que é o nome da máquina),
Achei que era o firewall, na internet achei esse comandos:
iptables -A INPUT -i lo -j ACCEPT ou iptables -I INPUT -i lo -j ACCEPT; nenhum
dos dois funcionou; derrubei o firewall pesando que poderia ser dele. Não
era.  (depois descobri que o KDE não funcionaria se o localhost não fosse
corretamente atingido ou estivesse bloqueado pelo firewall)

 Vasculhei os arquivos
/etc/hosts
/etc/host.conf
/etc/hosts.allow
/etc/hosts.deny

e não achei nada que me aparentemente errado (não sei nem se os arquivos são
pertinentes, mas comparei os meus com os do Guia Foca e me pareceu tudo
normal)

Bom, depois de vasculhar todas as listas de discussão na internet, achei um
sujeito que teve aparentemente o mesmo problema quando usou o bind.

observei a configuração dele. Não achei nada errado. na dúvida como eu não
preciso dele eu removi o bind (não sei nem por que eu tinha isso instalado)

Bem, agora eu estou perdido, alguém têm alguma idéia do que pode estar errado?

Uso o Debian Unstable, computador pessoal sem rede, com apenas um domínio
(localhost diga-se de passagem) que uso para o apache como catalogador de
informações pessoais. a conexão com a internet é por linha discada e está
funcionando, não sei por que, mas o ifconfig não está funcionado, apesar de
ipup e ipdown estarem (ouvi dizer que tem algo haver, mas não sei bem, não
mexo com redes).
Tecnicamente meu conhecimento de redes é de sobrevivente (há li o caítulo de
redes do Guia Foca de cabo a rabo umas três vezes para ver se pescava alguma
coisa, mas nada).

Obrigado
João Felipe Mitre