xmgr e alguns retoques finais

Olá pessoal,
     Meu aluno instalou o debian sarge em PIV 3.0Gz e 1.0Gb de memória e
ele é simplesmente espetacular, mas como sou amador preciso de uma
ajuda em algumas coisinhas como por exemplo : eu coloco um programa
para rodar usando f77 e este prgrama abre arquivos novos só que os
resultados não são escritos nos arquivos novos porque eles foram
criados ,mas não tem permissão para escrever, ai eu tenho que ir de
um por e mudar as permissões para ler e escrever só assim funciona
direitinho, tem algun comando em que eu torne todos os meus arquivos
.f, .dat prontos para serem lidos e escritos, pois só tem permissão
para ler aí tenho que ir ao kde e dar a permissão de escrever e como
são muitos dá muito trabalho. Outra coisa onde encontro o xmgr para o
debian sarge, pois meu aluno só usou 3 cds e neles não tinha o xmgr.
Também conseguir instalar um fortran95 em meu debian ,mas ele não
aceita meus programas em fortram90 da´erro na compilação dos modules
tipo
module potencial
.
.
.
end module potencial, li no manual dele e ele diz que compila normalmente,
mas dá erro, ele compila asimm F -c potencial.90 e dá erro de sintax.
obrigado
welington