Re: xmgr e alguns retoques finais

Em Sun, 5 Dec 2004 10:48:34 -0300 (EST), "Francisco Welington de Sousa
Lima" <wel@ufpi.br> disse:

> [...]
> ele é simplesmente espetacular, mas como sou amador preciso de uma
> ajuda em algumas coisinhas como por exemplo : eu coloco um programa
> para rodar usando f77 e este prgrama abre arquivos novos só que os
> resultados não são escritos nos arquivos novos porque eles foram
> criados ,mas não tem permissão para escrever, ai eu tenho que ir de
> um por e mudar as permissões para ler e escrever só assim funciona
> direitinho, tem algun comando em que eu torne todos os meus arquivos
> .f, .dat prontos para serem lidos e escritos, pois só tem permissão

vc pode alterar os novos arquivos em uma pasta usando o umask...

qqr duvida: man umask

> aí tenho que ir ao kde e dar a permissão de escrever e como
> são muitos dá muito trabalho. Outra coisa onde encontro o xmgr para o
> debian sarge, pois meu aluno só usou 3 cds e neles não tinha o xmgr.

p/ escolher um mirror

apt-setup

p/ atualizar o banco

apt-get update

p/ atualizar programas instalados

apt-get upgrade

p/ mudar dist

apt-get dist-upgrade

p/ instalar algum pacote

apt-get install pacote

p/ procurar algum pacote

apt-cache search pacote

qqr duvida de uma olhada nesse apt-howto em

http://debian-br.alioth.debian.org/view.php?doc=apt-howto

> Também conseguir instalar um fortran95 em meu debian ,mas ele não
> aceita meus programas em fortram90 da´erro na compilação dos modules
> tipo
> module potencial
> .
> .
> .
> end module potencial, li no manual dele e ele diz que compila
> normalmente, mas dá erro, ele compila asimm F -c potencial.90 e dá
> erro de sintax.

isso naum sei te responder, pois naum uso fortran...

--
[]'s