Re: Otimizar SO

On Tue, 23 Nov 2004, Fred BrownStone wrote:

> Pessoal tenho um computador diga-se de passagem meio
> carroça, ele possui 64MB de Mem. Ram, 233 Mhz, Voodoo3
> 2000 16MB, HD 10GB....
> Bom o Debian está consumindo muita Mem. Ram eu to
> achando meio lerdo o SO quando tento fazer outras
> coisas. Eh possível otimizar o SO? Por ex. consumir
> menos Mem. Ram, mas eu gostaria de manter KDE como
> Gerenciador de Janelas, como eu enxugo o programas q
> serão inicializados. Gostaria tornar o Debian uma
> estação de trabalho comum(Office,Internet,Java).

Cara, vc pode ir fazendo do jeito artesanal:
ps aux
ou entao
top (depois que carregar, aperte m maiusculo, p maiusculo volta ao normal)

Eu pessoalmente gosto de saber o que cada processo faz, se precisa mesmo
dele, e quem carregou-o. (fica tudo no /etc/init.d/ e nos /etc/rc?.d/)

Se mesmo depois de uma devassa como essa e o micro ainda continuar
carregado, duas saidas: ou vc tenta compilar (alias, eu acho que o kernel
compilado local pode dar uma boa ajuda) ou parte pra programas menos
exigentes.

Mas ja dianto que soh pra carregar o java, vc vai gastar uns 20 ou 30
MB... em outras palavras, faca um swap beeem grande :-/

--
Marcos Lazarini