Re: k3b - bomba no kurumin?

On Mon, 8 Nov 2004, Douglas A. Augusto wrote:
> No dia 08/11/2004 às 09:48,
> Thadeu Penna <tjpp@if.uff.br> escreveu:
> [...]
>
> Este é realmente um cacoete dos usuários acostumados com o Windows. Acabam
> ficando míopes, só enxergam o benefício a curto prazo. Preferem ganhar duas
> horas na instalação mas sujeitam-se a formatar o sistema de 6 e 6 meses
> (isso sendo otimista). No caso do Kurumin, dado seu ciclo de lançamentos
> curtos (pelo menos era assim), e por não suportar uma atualização, o usuário
> é obrigado a reinstalar todo o sistema novamente.

> [...]

Essa ultima frase: Falou pouco e disse tudo.
Completando: Eu acho que o fato que o kurumin esteve limitado a 200 MB o
prejudicou muito, pois as pessoas eram meio que 'obrigadas' a instalar no
HD para acrescentar funcionalidades importantes. Eu acho que foi por isso
que o script de instalar no HD do kurumin estava bem a frente do knoppix.

Usei por algum tempo o kurumin, instalando tbm no HD (afinal, a gente soh
pode falar mal depois de experimentar). Tinha varios 'problemas',
principalmente com os scripts (quem conseguir escrever aquele caminhao de
scripts sem nenhum erro atire a primeira pedra), mas resolvia minhas
necessidades de linux para o momento.

Alguem citou atualizacoes; bom, atualizacoes de seguranca sao essenciais,
mas atualizacoes de funcionalidades nem sempre. Todos os meus amigos
nao-computeiros nao querem nem saber de trabalhar para o computador,
querem que o micro trabalhe pra eles. Quem vai "perder tempo 'escovando
bits'" (no pensamento deles)? Rodando sites (slashdot, osnews, etc) atras
de noticias? Eles querem ligar o micro e usar. ("Comprou um micro e jah
veio com windows? Q maravilha! nao vou perder tempo instalando") E eu
penso que o kurumin era o linux que mais rapidamente resolvia esse
problema.
Pra citar um exemplo, tenho um prof. (com pos doutorado) aqui na Unicamp
que usa ainda o netscape 6.2 (!) e acha o maximo. E olha q o netscape 6.x
eh um lixo.

Em resumo: sempre haverah um 'trade-off' entre 'sistema robusto' e
'facilidade de instalacao/manutencao'. Cada um puxa isso pro lado que
prefere.

Terminando com uma pergunta: quanto eh o tempo medio de uptime do micro de
casa de um 'leigo'? Do micro que fica na casa do meu pai eh de, no maximo,
1h ou 1h30. Agora querer instalar um live-cd numa estacao de
trabalho/servidor ai jah eh outra historia.

--
Marcos Lazarini