RE: k3b

On Mon, 8 Nov 2004, EIBI wrote:
> Eu era usuario de windows ate uns 6 meses atras comecei a me interessar por
> linux graces a praticidade do nosso saudoso Kurumin muito parecida com o
> Windows. A Paartir dela comecei a testar várias distros, e sem dúvida no
> quisito praticidade e sijplicidade para desktops o Kurumin derruba qualquer
> outra distro.
> O Debian-BR alem de pesado, muita incompatibilidade de hardware e nao conta
> com nem 1/10 avos de recursos e facilidades do Kurumin

Eu só vejo facilidades no Kurumin na hora da instalação. Só que minhas
máquinas são instaladas apenas uma vez, o resto é só atualização (apt-get
update; apt-get dist-upgrade). Como o sistema é estável (e eu só uso a
sarge) não preciso reinstalar nada.

Veja:
servidor squid e firewall
tjpp@barreira:~$ uptime
 09:15:52 up 285 days, 20:46,  1 user,  load average: 0.12, 0.07, 0.01
tjpp@barreira:~$ cat /proc/cpuinfo
vendor_id       : AuthenticAMD
model name      : AMD-K6(tm) 3D processor
cpu MHz         : 451.031
para cerca de 250 máquinas e mais de  500 usuários.

Só está ligado há pouco tempo porque o no-break dele só aguenta vinte
minutos.

Máquina de acesso externo:
tjpp:xxxxxx|~> uptime
 09:55:49 up 208 days, 18:12, 10 users,  load average: 0.00, 0.00, 0.00
tjpp:xxxxxx|~> cat /proc/cpuinfo
vendor_id       : AuthenticAMD
model name      : AMD-K6(tm) 3D processor
cpu MHz         : 501.147

Vejamos: com o Debian, gastei, no máximo 5 horas instalando cada máquina.
elas estão ligadas, com 10 usuários ao mesmo tempo  (agora!), já há 5000
horas (torço para que Ampla permita ampliar meu recorde). Se o Debian não
tem 1/10 do Kurumin quanto à facilidade tem 1000 vezes a estabilidade.

O usuário deve decidir que tipo de distribuição prefere:
a) uma que é fácil instalar e mais difícil manter, além de mais instável
b) uma que é difícil instalar mas muito mais fácil manter, atualizar e
muuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiitoooooooo mais estável.

Por isto, quem vem do Windows acha o Kurumin uma maravilha: não tem
problema nenhum em reinstalar tudo se algo deu errado, sempre fez assim!

Mais uma vez: não acho o Kurumin um Inferno, pelo contrário. É uma
etapa que pode-se cumprir até atingir o Nirvana/Paraíso/Debian/etc...

--
                    Linux User #50500    `-
Prof.Adjunto - Instituto de Física  ---Debian-
Universidade Federal Fluminense     Alpha/i386