Re: [fora] Slackware abandona Gnome

Qual a parte você não compreendeu sobre não colocar as opiniões pessoais
premeditadas influenciando suas decisões? O seu erro é o mesmo que os
usuários de windows fazem. Você já deve ter feito essa pergunta a um amigo
sobre porque ele não usa linux e ganhou como resposta mas os programas para
windows são melhores (e alguns até realmente o são apesar de caríssimos,
lembre-se que todo radicalismo é ruim!) e você indaga ele se já utilizou
linux e seus programas para ter chegado a essa conclusão.

Você já usou os programas que eu citei? as ultimas versões?

Os programas os quais eu citei tem interface excelente com o usuário e são
extremamente simples e eficientes no que fazem. Saiba diferenciar interface
de visual que deve ser o que você está falando! Se o visual do KDE não te
agrada nada posso fazer a esse respeito mas infelizmente você não sabe o que
perde deixando de utilizar os programas feitos com o visual do KDE mas com
uma interface simples e eficiente.

Da mesma forma que o KOffice, acho uma pena o GNOME abandonar seu "browser"
oficial. Apesar de atualmente utilizar o firefox (não quero acender brigas
com isso!) sei que nesses projetos que não damos a mínima bola podem surgir
boas idéias e um novo lider no mercado. Além disso garante que caso o projeto
do mozilla seja abandonado (não acho isso provavel, mas também não é
impossível) tenhamos projetos, desenvolvimentos bem adiantados a fim de
substitui-los.

E EXTREMAMENTE complicado modificar o código fonte de uma 3a pessoa. Os
programas que citamos aqui, navegadores, offices, WM, tem milhares de linhas
de código e não é fácil retomar um projeto por mais documentado que ele seja,
por melhores as práticas de programação utilizada! Não adianta ter apenas
desenvolvedores novos. Voce pode ter o dobro de desenvolvedores novos, mas se
ninguém conhece o projeto até conseguir se entender tudo e começar a
implementar novas coisas demoraria MUITO tempo. Cito novamente o grupo que
está tomando o projeto do X (X.org). Os caras estão fazendo um trabalho
excelente, mas vejam a demora que está!?! Verdadeiros cobras em programação
estão envolvidos nisso e mesmo assim o desenvolvimento é lento! Pouco eles
acrescetaram em relação a ultima versão livre distribuida pelo XFree86, na
verdade a grade melhoria até o momento foi a correção de inúmeros bugs!

Em Sex 29 Out 2004 16:03, Igor Morgado escreveu:
On Fri, 29 Oct 2004 15:10:27 -0300, Rafael Girão Guimarães

<rgiraobr@yahoo.com.br> wrote:
> Olá a todos,
>
>  Aproveitando o gancho da discussão vou lembrar a todos:
>
> "TODO RADICALISMO É RUIM"
>
>  O fato é que KDE e GNOME são duas interfaces excelentes com programas que
> vão satisfazer um ou outro usuário. Aos usuários que pegaram asca do KDE
> qdo este estava na versão 2.2 ou menor, aconselho dar uma olhada na versão
> 3.3.1.

Acho o kde 3 igual ao 2

> [...]
> no k3b (para gravação de CD), Kopete ou sim (para troca de mensagens, ICQ,
> MSN), Apollon (P2P, meio chatinho de configurar), Kile (editor para LaTex),
> Digikam (para câmera digital), o Juk (para MP3 mas com organizador de
> músicas e editor de tags fácil com consulta na internet). Mas não usem
> esses programas procurando defeitos para dizer que os similares de GNOME
> são melhores, procure utilizalos durante uma semana e cheguem as SUAS
> conclusões e não dizer simplesmente que um programa é melhor ou pior porque

Como disse .. bons aplicativos.. interface ruim

>  Da mesma forma é inegável a qualidade de alguns programas do GNOME como o
> gimp, anjuta (desenvolvimento C C++).

:-)
:
>  Para os que falam sobre o Mozilla e OpenOffice, ambos são baseados nas
> bibliotecas do X e por isso são completamente portaveis em qquer WM. Eles
> não são baseados no GTK (apesar de lembrar bastante). Assim o navegador
> "oficial" do gnome é o galeon que é uma rolha tão ruim quanto o
> konqueror...

O navegador oficial do gnome eh o epiphany e ekes estao cogitanto em
usar o firefox como oficial e abandonar o projeto epyphany e galeon em
prol de um bem maior.. (menor esforco de programacao, e
desenvolvimento mais rapido)

> [...]
> ele será para sempre livre! Imaginem a situação que os principais
> desenvolvedores do openoffice ganhem uma proposta irrecusavel para fechar o
> código e começarem a dezemvolver para o MacOS? Impossível? nunca diga essa
> palavra. Daí vem o meu questionamento para os que DESENVOLVEM programas. O
> que é mais simples? Desenvolver um programa com o código feito por você ou
> pegar o código de um 3o para continuar? A pergunta pode parecer banal, mas
> caso o Openoffice acabe, o melhor projeto é o KOffice e acreditem que ele,
> mais cedo ou mais tarde vai acabar se tornado o melhor.

Isto nao impede que novos desenvolvedores tomem o projeto.

> [...]
> trabalho a partir do último código livre criado pela XFree86 (versão 4.4 em
> uma de suas versões alfa se não me engano) so que até o pessoal conseguir
> entender o código (lembre-se que são incontáveis linhas um projeto desse) e
> conseguir implementar novas funcionalidades demorou muito tempo e agora que
> já estão conseguindo mesmo assim estão muito longe de conseguir desenvolver
> com agilidade (mesmo assim podemos considerar o trabalho deles
> excepcional). Quem aqui programa e já teve a infelicidade de ter de
> desenvolver o programa de um 3o? acreditem, é uma M.

Sei como eh... eh so a equipe ser grande o suficiente pra nao ser
comprada toda de uma vez.. e apesar de tudo tem contribuidores que
podem comecar a tomar cargos mais elevados.

Alguem ai perguntou se eu programava.. sim eu faço programa tb!! :-P