Re: Kernel Panic: VFS : Unable to mount root fs -AJUDA!!

Oi Arthur. Faz o seguinte. Compila o suporte a ext3 como módulo.

Também faz as configurações que o Ruben falou:

* ATA/ATAPI/MFM/RLL support (CONFIG_IDE)
* Enhanced IDE/MFM/RLL disk/cdrom/tape/floppy support (CONFIG_BLK_DEV_IDE)
* Include IDE/ATA-2 DISK support (CONFIG_BLK_DEV_IDEDISK)
* generic/default IDE chipset support (CONFIG_IDE_GENERIC)
* PCI IDE chipset support (CONFIG_BLK_DEV_IDEPCI)
* Generic PCI IDE Chipset Support (CONFIG_BLK_DEV_GENERIC)

Olha... não consegui entender direito, mas tive muitos problemas com esse
kernel também. Não só com ele, mas com a família 2.4 e 2.6.   Fiz diversas
combinações e constatei, impiricamente, que o problema - pelo menos no meu
caso - estava em compilar ext3 no kernel, e não como módulo. Daí eu compilei
como módulo e funcionou normal. Dessa experiência tirei algumas conclusões,
que se alguém aqui souber explicar melhor, por favor o faça, que não
encontrei isso nas man pages:

O initrd é uma espécie de pré-kernel, que é carregado para dar suporte à
alguns dispositivos, como, por exemplo o ext3fs. Uma vez podendo acessar
ext3fs, o grub pode buscar o kernel propriamente dito, que é então
carregado. Nesse ponto o initrd é liberado da memória e não mais utilizado.
Daí o motivo do suporte a ext3 ser compilado como módulo, para que o initrd
também possa incluir suporte a ext3. Pelo menos nos meus testes, quando eu
compilava ext3 no kernel, minha imagem initrd não tinha suporte a ext3, daí
não explodia na memória os drivers pra acessar esse tipo de partição. E,
como no /etc/fstab a partição é indicada como ext3fs, o grub não enxerga
corretamente e não consegue carregar o kernel sem que o initrd tenha
carregado o suporte a ext3 anteriormente.
Cara... imagino que eu tenha falado muita besteira pois tirei essas
conclusões empiricamente após 1 semana de compilação em 2 computadores. E
não encontrei documentação descente falando sobre isso, infelizmente.
Por favor, se alguém manjar bastante disso, explique pra  gente ou então
indique alguma documentação boa...  please.

Abraços,
Leonardo Lourenço Crespilho