Re: Kernel 2.6.x

On Thu, Sep 09, 2004 at 06:44:56PM -0300, Douglas A. Augusto wrote:
> [...]
>
> Felizmente descobri este conjunto de remendos 'lck', que caiu como uma luva.
> Segundo o autor, eles acompanham cada lançamento (final) da série 2.4.
>
> A diferença é absurda entre o quérnel com e sem esses remendos. Por exemplo,
> com o  núcleo puro,  não conseguia gravar  um CD  a mais de  10x, e  isto já
> ocupando 100% de CPU. Com os patches,  gravo a 16x (velocidade máxima do meu
> gravador) com  uso de CPU oscilando  entre 0% e 1%. Músicas  sem os chiados,
> leitura intensa do CD-ROM/HD sem as travadinhas do mouse, por aí vai. E isto

Douglas e pessoal

Queria saber a opinião de vcs. Tenho um notebook velho, com 16MB RAM. Já usei nele
2.2.20, 2.4.24 e vários da série 2.6. Agora mesmo estou usando 2.6.8.1.

Acontece que uso modo texto neste notebook, não pretendo usar modo gráfico. O 2.6 que
uso foi compilado por mim, tirando tudo que não era necessário, e mesmo assim a imagem
tem 1,6 MB de tamanho.

Só preciso de suporte a pcmcia, ppp, e eventualmente iptables.

A pergunta é: Vale a pena usar um kernel 2.6 numa máquina tão velha e com tão poucos
recursos?

O 2.2.20 eu não gosto, só uso em emergencias, ele trava a máquina se deixo muito tempo
logado e sem usar. Vai saber o motivo..., ele não foi compilado por mim e não achei
nada suspeito no config.

Com 2.4 não fiz muitas experiências. O 2.6 não está me deixando feliz pq de versão para
versão muda muita coisa. Tipo, o 2.6.6 e 2.6.7 não permitiam usar o modem pcmcia nem
com banda de música. Já o 2.6.5 e o 2.6.8.1 permitem. Mas o 2.6.8.1 dá uns paus quando
tento dar apt-cache nome_pacote. Estoura a memória. Coisa que nem o velho 2.2.20 fazia.
E coisa que as versões anteriores ao 2.6.8.1 não faziam também.

Depois de ler o que vcs postaram aqui já estou pensando em baixar o fonte do 2.4.27 e
compilar uma versão para o note. Ou devo seguir apostando no 2.6?

Bom, agradeço qq dica.

Um abraço

Leandro