php4 + mysql como cgi

Alou!
amigos, estou tendo um probleminha com o php4 cgi
fiz um script para rodar em linha de comando, instalei o pacote php4-cgi, mas estou querendo usar
mysql nesse script e os comandos mysql não estão sendo reconhecidos

#php4 monitor.php
#Fatal error: Call to undefined function:  mysql_connect() in /var/www/monitor/mysql.class.inc on
line 9

como faço para adicionar suporte a mysql no php4-cgi, qualquer ajuda será muito bem vinda :)
será que terei que compilar o php como cgi e habilitar o suporte ao mysql?
existe algum pacote que adiciona o mysql no php4-cgi ?? (pois percebi que existe um pacote chamado
**php3-cgi-mysql**, mas nao um similar com php4 :( )

minha listagem de pacotes php:
dpkg -l | grep php
ii  php4           4.3.8-8.dotdeb server-side, HTML-embedded scripting languag
ii  php4-cgi       4.3.8-8.dotdeb server-side, HTML-embedded scripting languag
ii  php4-cli       4.3.8-8.dotdeb command-line interpreter for the php4 script
ii  php4-common    4.3.8-8.dotdeb Common files for packages built from the php
ii  php4-mysql     4.3.8-8.dotdeb MySQL module for php4
ii  phpmyadmin     2.5.7-pl1-1    A set of PHP-scripts to administrate MySQL

Jader