Re: Novo usuário Debia

On Fri, 30 Jul 2004 15:08:45 -0300
"Silfar Goulart" <silfar@amar.art.br> wrote:

> Pessoal é o seguinte eu sou novo no linux, e já li muito sobre o debian, e
> gostaria de experimenta-lo, eu tenho um cd da versão 3.0 R1, que veio numa
> revista,  mas não consegui instalar,

Você não conseguiu instalar o quê? O servidor gráfico X?

> ele não carrega o x estou usando um a placa nvidia,

dpkg-reconfigure xserver-xfree86

Responda as informações e coloque como driver de vídeo "vesa" deve funcionar.
Depois você instala a nvidia...

Se não funcionar mande para a lista o arquivo /var/log/XFree86.0.log

> também baixei um instalador para teste um que é em português, consegi instalar
> sem problemas, mas como ele é um cd de teste não tem o debian inteiro.

A Debian inteira, da última vez que vi, eram 13 cd para a distro Sid e 7 para o
woody...

> Em suma, qual a distro que eu devo instalar ?

Se você quer uma distro com todos os pacotes q-ue foram lançados a menos de
15min atrás escolha a Sid...

>  Onde baixar ?

Edite o arquivo /etc/apt/sources.list e insira as linhas:

deb http://http.us.debian.org/debian unstable main contrib non-free
deb http://non-us.debian.org/debian-non-US unstable/non-US main contrib non-free

Se você quiser usar a versão estável, woody, troque as palavras "unstable" por
"stable" e:

apt-get update

apt-get install nome_do_pacote

>  Tem suporte ao Português ?

Claro! Instale o pacote localeconf e escolha ISO-8859-1 pt_BR

Tenha paciência, até pegar o jeito demora um pouco...
--
Savio Martins Ramos -  Arquiteto
Rio de Janeiro  ICQ 174972645