Novo usuário Debia

Pessoal é o seguinte eu sou novo no linux, e já li muito sobre o debian, e gostaria de experimenta-lo, eu tenho um cd da versão 3.0 R1, que veio numa revista,  mas não consegui instalar, ele não carrega o x estou usando um aplaca nvidia, também baixei um instalador para teste um que é em  português, consegi instalar sem problemas, mas como ele é um cd de teste não tem o debian inteiro.

Em suma, qual a distro que eu devo instalar ?  Onde baixar ?  Tem suporte ao Português ?

Um grande abraço