Re: Teclado sem teclas fecha chaves e sem fecha colchete

Novas observções (em casa, meu teclado de casa está com o mesmo problema que o do trabalho):

Quando adicionei o applet indicador do teclado e abri as preferências do teclado nele (o mesmo que clicar Aplicações->Preferências->Teclado) na aba Layout eu escolhi pt-br abnt2, neste instante abriu-se uma janela de erro com a mensagem abaixo :

"
Erro ao ativar configuração XKB.
Provavelmente ocorreu um problema interno ao servidor X

Dada da versão do servidor X
The XFree86 Project, Inc
40300001
Você está usando XFree 4.3.0.
Existe problemas conhecidos com a configuração complexa do XKB.
Tente usar uma configuração simples ou pegue uma versão mais nova do XFree .
Se você relatar essa situação como um bug, por favor inclua:
- O resultado de xprop -root | grep XKB
- O resultado de gconftool-2 -R /desktop/gnome/peripherals/keyboard/xkb
"

E o resultados destes comandos pedidos são :

flavio@flaviocomputer:~$ xprop -root | grep XKB
_XKB_RULES_NAMES_BACKUP(STRING) = "xfree86", "pc107", "pt-br", "abnt2", ""
_XKB_RULES_NAMES(STRING) = "xfree86", "pc107", "pt-br", "abnt2", ""

flavio@flaviocomputer:~$ gconftool-2 -R /desktop/gnome/peripherals/keyboard/xkb
 layouts = [br  abnt2,pt-br     abnt2]
 model = abnt2
 overrideSettings = false
 options = []

Mas agora o teclado está OK, todas as teclas nos seus lugares, o único inconveniente é esta mensagem aparecer sempre ao iniciar o Gnome, mas é melhor que o problema anteriormente notado. Ou seja a minha conclusão é : deve ser algum problema do xkb, mesmo eu não sabendo do que se trata esse xkb :-)

Sucesso a todos

Thadeu Penna wrote:
Olá Flávio

passei por isto também: você atualizou o Gnome e usa aquele controle de
teclado como applet???? Se for isto, remova este %$#@@@!#$% aplicativo!