Teclado sem teclas fecha chaves e sem fecha colchete

Olá a todos,

após algumas atualizações no meu Debian Unstable o meu teclado pt_BR
(teclado estranho, tem uma tecla turbo ao lado do shift direito, as
teclas de atalho em cima e o resto é pt_BR) perdeu a tecla {[ (fecha
chave e fecha colchete) e no seu lugar ficou \| (barra e pipe) e a tecla
onde eles deveriam estar só tem <> (maior e menor) , o resto está
normal, com dpkg-reconfigure xserver-xfree86 não consegui resolver de
jeito nenhum seja lá qual for o que eu colocasse.

Alguém está com o mesmo problema ?
Alguém tem a solução ?

PS1: se precisar enviar algum arquivo como o XF86Config-4 é só pedir que
eu envio, o problema é que no momento eu não sei qual arquivo seria
útil, não tenho a mínima idéia sobre como funciona este esquema de
teclas no X.

PS2: Não sei se ajuda, mas quando estou no GDM com a tela de login
percebo que estas teclas estão normais (cada macaco no seu galho :-)), o
problema só começa ao logar e no console (fora do X) tudo OK.

Obrigado por qualquer ajuda

Sucesso

--
Flavio Alberto Lopes Soares