Re: (OFF-Topic) - Medo do Slackware

Em Wed, 12 May 2004 00:00:17 -0300, José de Paula escreveu:

> O Slack é rápido, muito rápido, e não tem ferramentas de
> configuração que, com o intuito de facilitar, acabam atrapalhando a
> vida dos usuários mais avançados, ou com necessidades mais exóticas.

	Não vejo em que as ferramentas Debian atrapalham.  Você não é
obrigado a usar o DebConf, e ele sempre reserva um espaço nos arquivos
de configuração para personalizações.

> estou pensando no XFree86 4.4; alguém já tentou instalá-lo no
> Debian? já viu o tamanho da bagunça que isso causaria em
> dependências não resolvidas? pois é, no Slack isso não existiria

	Acho que você pegou um exemplo bem radical...

	O XFree86 4.4 nunca será suportado em Debian, por causa das
mudanças no licenciamento.  Mas essa não é a questão.

	A questão é que, justamente para controlar as dependências,
deve-se gerar pacotes Debian de qualquer programa que se queira
compilar e instalar.  Isso é feito através de remendos (patches,
diffs) e do diretório debian/rules.  Esses têm sido incorporados cada
vez mais aos próprios fontes originais.  Não sei se já é o caso do X,
mas agora que o XFree86 'perdeu' com certeza não demora.

	Outra questão que atrapalha o X é que ele vinha sendo
desenvolvido para x86 exclusivamente, e quem o vinha portando era o
Debian.  Isso causa um atraso em relação às versões XFree86 que é
frustrante.  Talvez isso também se possa resolver agora que o XFree86
está fora do jogo.

	O Slackware e o BSD podem dispensar com isso, mas certamente
pagarão um preço alto na integridade do sistema, quer dizer, num
controle de dependências menos robusto.

--
Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra           +55 (11) 5685 2219
Av Sgto Geraldo Santana, 1100 6/71               +55 (11) 5686 9607