Re: (OFF-Topic) - Medo do Slackware

Em Tue, May 11, 2004 at 07:35:34PM -0300, Leandro Guimaraens Faria Corsetti Dutra escreveu:

> 	O instalador não é o sistema.
>
> 	A vantagem do Debian está no sistema de gestão de pacotes, mas
> principalmente nas políticas de empacotamento.  É o sistema mais
> integrado, além de ser o mais livre e mais completo; e principalmente,
> é o mais seguro e testado, com a possível exceção do OpenBSD.  Ah, e
> o mais portado, com a exceção do NetBSD.
>
> 	Já a graça do Slackware é ser o GNU/Linux mais parecido com o
> Unix, incluindo-se aí o BSD.  Isso significa um sistema simples, sem
> muita integração ou configurações automáticas.  Também tem a fama de
> [...]

Espero que não. A última vez que usei um Slack, era a versão 8.1.
Experimentei o Debian e fiquei com ele mais pela facilidade de se encontrar
pacotes atualizados que por qualquer outro motivo. O Slack é rápido, muito
rápido, e não tem ferramentas de configuração que, com o intuito de
facilitar, acabam atrapalhando a vida dos usuários mais avançados, ou com
necessidades mais exóticas. Sendo assim, faz pouca diferença ter um pacote
pré-compilado ou você mesmo compilar e instalar sua aplicação; a vantagem
disso é a possibilidade de configuração na hora de se construir os
softwares, de acordo com o seu sistema, com suas preferências pessoais e com
suas necessidades; o sistema de gerenciamento de pacotes fica fora do seu
caminho se você quiser, por exemplo, instalar um software de versão
diferente da que existe empacotada para sua distribuição (estou pensando no
XFree86 4.4; alguém já tentou instalá-lo no Debian? já viu o tamanho da
bagunça que isso causaria em dependências não resolvidas? pois é, no Slack
isso não existiria). Isso que eu disse sobre o Slackware vale, até certo
ponto, para os BSDs, porque o sistema de gerenciamento de pacotes também
trata de dependências e, se você usa os ports, apesar de poder compilar seus
programas de acordo com seu gosto, isso não é tão simples quanto a
tradicional seqüência "tar -x, configure, make, make install"; se você
tentar fazer isso em um BSD, corre o risco de não aplicar patches e
correções específicos do sistema operacional, ou de não configurar
corretamente sua aplicação.

Bom, é isso. Adotei o Debian e o FreeBSD porque sou preguiçoso e gosto de
manter meu sistema sempre atualizado, e ficar indo atrás de atualizações de
cada software que você tem instalado e instalá-los manualmente é trabalhoso
e toma tempo, coisa que não ando tendo ultimamente.

Mais uma coisinha, ainda acho que um Linux configurado e rodando ainda é um
Linux, e se você tacar um KDE ou um GNOME um usuário leigo não vai nem
perceber que está usando Debian, ou Slackware, ou SuSE, ou *BSD... A meu ver
isso é uma das grandes belezas dos sistemas Unix ou tipo Unix.

--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User 175920
Brasília - DF - Brasil				counter.li.org