[longo] Avaliaçãoes sobre o quérnel 2.6.x (2.6.3)

Semana passada resolvi instalar o quérnel 2.6.3 e testá-lo, afinal de contas
muita coisa foi introduzida e, parecia ser uma versão razoavelmente estável.
Pois bem,  peguei os pacotes  pelo repositório  Debian unstable e  comecei a
testá-lo.

A primeira decepção foi  não haver uma forma Debian de  botar os sensores de
temperatura, voltagem e ventoinha para funcionarem, pois o pacote lm-sensors
do sid  ainda estava numa  versão incompatível  com a linha  2.6. No próprio
site do projeto  'lm-sensors' a única versão que rodava  com o quérnel 2.6.3
era a do CVS. Resultado, apesar de sentir falta deixei pra lá.

Felizmente,  algumas  vantagens  chegaram   a  fazer-me  esquecer  da  falta
do  sensors. Vantagens   essas  ligeiramente  em  termos   de  velocidade  e
principalmente na melhor abordagem "multi-tarefa" do 2.6.3. Ah, como foi bom
saber que o timidity não "chiava"  quando trocava de ambiente de trabalho ou
abria o navegador.

Depois  de quase  dois dias  de  glória algo  começa a  não funcionar  muito
bem.  Navegando na net e o  computador simplesmente congela, sem mouse e sem
teclado. Pensei, deve  ser algum problema com  o XFree, afinal é  uma versão
experimental (apesar de que da última vez  ter ficado quase 60 dias up com o
quérnel 2.4.22). Mesmo  assim ainda tive  esperanças, corri para o  micro do
meu irmão e,  torcendo, tentei um 'ssh' para minha  máquina. Muito triste ao
receber 'No route to host', poxa o 2.6.3 travando! Que decepção!

Tudo bem, resetei a máquina e  quis acreditar que era um caso isolado. Olhei
as  últimas entradas  no  log antes  de travar  e  haviam algumas  mensagens
relativas  às placas  de  rede, mas  nada  esclarecedor. Bom, neste  interim
acabei instalando minha webcam com  um driver v4l. Nossa, funcionava que era
uma maravilha, jamais  pensei que pudesse usá-la. Para quê?!?,  menos de 12h
depois o quérnel 2.6 trava novamente! Ah não, não pode ser nada isolado!

Volto a olhar o log, dessa vez as entradas falavam sobre o driver da webcam.
Bom, reseto novamente,  dou mais uma chance. Depois de  algumas horas, trava
novamente! Poxa, o que está acontecendo?!?

Desta vez resolvo iniciar com o  velho 2.4.22, para minha surpresa, ao mexer
com a câmera, este também trava, em períodos compatíveis com a versão 2.6.3.
Seria um bug antigo?!?

Desisto da câmera (viveu como uma  estrela decadente, muito brilho por pouco
tempo) e volto para o quérnel 2.6.3, tentando uma última vez uma convivência
amigável. Mas não deu muito certo, horas  depois o quérnel trava de novo, as
últimas do log faziam referência novamente às placas de rede.

Desisto, volto  para o velho e  bom 2.4.22, com sensores  em perfeita ordem,
mas sem o driver v4l, até agora já são 24h de harmonia.

Concluindo, acho que o  quérnel 2.6.3 ainda é muito moço,  é como se tivesse
apenas 3 anos, enquanto a série 2.4 completou 25 anos de idade. A coisa mais
sensata é esperar a maturidade, aí volto com a aventura.

E vocês usuários da série 2.6, como  o quérnel está se comportando em termos
de estabilidade?

--
Douglas Augusto
                          [Netiqueta]