compilando kernel

Esse assunto não é novo, mas vou ter que pedir ajuda de vocês mesmo assim :-/

Consegui compilar o meu kernel uma vez... e nunca mais. O que ocorre é o
seguinte:

1) Se eu tento compilar usando o make-kpkg com a seguinte linha de comando:

gert:/usr/src/kernel-source-2.4.18# make-kpkg --revision gao1.0 kernel_image

eu nao consigo compilar e obtenho a seguinte mensagem:
---------
I note that you are using the --revision flag with the value gao1.0.
However, the ./debian/changelog file exists, and has a different value
10.00.Custom.  I am confused by this discrepancy, and am halting.
----------

        Eu nem me atrevi a mexer nesse tal de changelog...

2) Se eu tento compilar com a seguinte linha de comando:

gert:/usr/src/kernel-source-2.4.18# make-kpkg --append-to-version "-gao"
--initrd kernel_image

Eu quase consigo compilar. Depois do processo quase encerrado (uns 10
minutos), recebo a seguinte mensagem:

   depmod: *** Unresolved symbols in
/usr/src/kernel-source-2.4.18/debian/tmp-image/lib/modules/2.4.18-gao/kernel
/drivers/net/wan/wanpipe.o
   depmod: 	wanrouter_encapsulate_R75be98de
   depmod: 	unregister_wan_device_R0ebe03d1
   depmod: 	register_wan_device_R9e003b05
   depmod: 	lock_adapter_irq_R3ec9a3b1
   depmod: 	unlock_adapter_irq_R2038e39c
   depmod: 	wanrouter_type_trans_R4fd8ba57
   make[2]: *** [_modinst_post] Error 1
   make[2]: Leaving directory `/usr/src/kernel-source-2.4.18'
   make[1]: *** [real_stamp_image] Error 2
   make[1]: Leaving directory `/usr/src/kernel-source-2.4.18'

e não é gerado o arquivo .deb que deveria conter o novo kernel.

3) Daí abandonei o make-kpkg e tentei pela forma clássica:

     make menuconfig
     make dep
     make clean
     make zImage
     make modules

        Acabo obtendo um kernel de uns 50 kb, mais ou menos, que não
funciona! (eu esperava um kernel com pelo menos 700 kb, que foi o que eu
obtive da primeira vez.

        E tudo isso com o kernel (ou quérnel, sei lá) 2.4. Por isso nem
pensei no 2.6.

        Depois de tudo, tenho mais umas dúvidas (a propósito, parece que o
kernel-howto ainda está fora do ar...):

a) Qual a diferença, afinal, entre compilar pelo modo clássico (make dep,
make clean etc) e pelo modo Debian (make-kpkg e dpkg-install etc.)? Em
princípio este último deve ser mais fácil, mas para quem quer aprender o que
realmente acontece na máquina, esses processos automatizados são o pior modo
de fazer (você pode até conseguir fazer, mas não aprende quase nada). Então,
não seria mais didático o modo manual?

b) No modo manual, se após compilar eu simplesmente alterar o nome do kernel
gerado (para não sobrepor ao já existente), tem algum problema?

c) Quando faço pelo modo Debian, o certo é fazer "make clean" ou "make-kpkg
clean"?

        É isso. Se alguém puder dar umas dicas, agradeço. A propósito, na
rede tem MUITAS páginas com esse tipo de informação, mas cada uma diz uma
coisa diferente da outra, e quando não funciona você não sabe porque. Sabe
qual eu acho que é o problema com esse monte de páginas? Elas ensinam a
"receita de bolo", mas não mostram realmente o que se passa. Eu,
particularmente, o que aprendi de mais relevante (e não foi muito devido à
falta de tempo), foi estudando mais a fundo o que se passa em cada processo;
a "receita de bolo" foi apenas o início, mas insuficiente.

        Só para finalizar, quero dizer que acho fantástico o apoio e
paciência que alguns de vocês tem com os novatos. São verdadeiros professores.

Abraços.
Paulo